O renomado teólogo e historiador cubano Justo Gonzáles, em sua entrevista à Revista Ultimato, falou referente a fatos históricos contemporâneos relacionados à igreja, disse que “quanto mais perto estamos dos acontecimentos, mais difícil é medir sua importância”.

Entendi o que ele quis dizer ao refletir sobre os acontecimentos da Ditadura Militar e sua repercussão histórica. Sem dúvida, os fatos ocorridos neste período obscuro geraram cicatrizes que não serão esquecidas. No entanto, muitas coisas referentes a esta época tão próxima ainda estão ocultos e os fatos que vieram às claras são tratados com extrema meticulosidade e chegam a dizer que esse movimento foi de DEUS. Embora muitos de nosso país sejam contemporâneos à Ditadura Militar e pouco tempo tenha se passado, uma aura misteriosa ainda paira sobre diversos temas ligados a este momento histórico.

Após o lançamento de vários filmes relatando este momento, chegou a vez de O Batismo de Sangue, célebre obra literária do dominicano Frei Betto, ir para as telas do cinema. O livro trata da trajetória de cinco religiosos da ordem dos dominicanos que se envolveram na resistência à ditadura militar no Brasil (1964-1985). Penso ser este um tempo importante. Tempo em que devemos não somente conhecer os fatos, mas também refletir sobre a atuação das diversas instituições de nossa sociedade. A forma com que cada uma delas atuou em relação à Ditadura. Isso nos ajudará a nos prevenir para que mazelas como as que aqui ocorreram não ocorram novamente, pois isso fala da historia e de como costumamos a tratar o nosso povo. 

Um fato pouco comentado, e até mesmo desconhecido, é a postura adotada pelos evangélicos neste período. Segundo relatos de alguns líderes do meio evangélico, nesta época os ultra-conservadores de muitas denominações se uniram ao Regime Militar. Muitos membros que aderiram à resistência contra o Regime foram entregues ao DOPS. Outros foram exilados, como é o caso de Rubem Alves, que revela sua mágoa em relação à igreja no seu famoso livro Protestantismo e Repressão agora publicado como Religião e Repressão.

Infelizmente, são poucos os tratados que versam sobre a postura protestante evangélica em relação ao Regime Militar. Mas já estão a surgir algumas migalhas mencionando determinados fatos. Uma das poucas obras escritas neste sentido é a do pastor presbiteriano João Dias Araújo, intitulada de Inquisição sem fogueiras (publicada inicialmente pelo Instituto Superior de Estudos da Religião), no entanto, ele se restringiu a tratar do assunto relegando-o apenas ao que ocorreu em meio presbiteriano. No mais, Gedeon Alencar faz uma pequenina referência a este período em seu livro Protestantismo Tupiniquim, Ariovaldo Ramos em suas palestras também trata do assunto pinceladamente, e outros escritores e teólogos também tratam do tema, mas todos de maneira muito sucinta. Precisamos reescrever essa historia e refletirmos.

Fica então a sugestão deste assunto para leitura, cinema e arte em geral. Espero que em breve mais cenas ocultas deste episódio da vida pública brasileira possam vir à tona para serem assistidas. Afinal, olhando para o passado é que nos precavemos de cometer erros já cometidos.

1 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações