A partir deste, estarei disponibilizando informações relevantes acerca do que é missão integral. Este movimento, chamado missão integral, nascido em 1974, fruto do I Congresso Internacional sobre Evangelização, em Lausanne, na Suíça, que reuniu milhares de líderes do mundo inteiro, veio a tona por causa, principalmente, das reflexões dos latino-americanos, entre eles destacam-se o René Padilha e o Samuel Escobar. Como bem disse Cris Sugden “a apresentação de René em Lausanne 74 mudou o curso da história”.

Aquele congresso foi crucial para o cristianismo, nas palavras do evangelista Leighton Ford, “se houve um momento da história em que os evangélicos se colocaram em dia com a época, seguramente este momento deve ter sido em julho de 1974. Lausanne explodiu como uma bomba. Foi um despertar para todos os que participaram e para milhares de cristãos em muitos países que leram a respeito”. Daí em diante, este movimento espalhou-se no mundo inteiro. Aqui no Brasil, graças a homens como Valdir Steurnagel, Robinson Cavalcanti e alguns outros ele manteve-se, num tempo em que, aqui, não dava-se muita importância às decisões de Lausanne. Na década de 80, entretanto, os ecos de lausanne começaram a soar aqui nos trópicos, e aqui no Brasil. Novas vozes se levataram, entre elas Caio Fábio, Ariovaldo Ramos, Manfred Grellert, Carlos Queiroz e outros. Robinson Cavalcanti e Valdir Steurnagel continuavam constantes na proclamação da Missão Integral. Em 1983 (corrigido por Alex no comentário abaixo), por ocasião do Congresso Brasileiro de Evagelização, a Missão Intregral ganha articulação no país inteiro. Foi um congresso de extrema importância. A partir dele, em todo o país a Missão Integral se deflagra. Mais de 30 anos após Lausanne, entretanto, não são tantas as vozes que se levantam para o ensino da Missão Integral. Muitas vezes, são vozes isoladas, sozinhas.

O cristianismo prefere escutar, hoje, outros movimentos, que casam mais com o capitalismo que estamos mergulhados. A igreja prefere movimentos onde se faz “a igreja crescer”, “técnicas de evangelismo para ganhar almas para Jesus”, “estratégias para grupos pequenos”, “estratégias para alcançar os empresários para Jesus (pra Jesus? Ou para melhorar o orçamento da igreja?)”, “dicas para se receber a Visão de Deus para seu ministério”, “Como realizar um bom marketing de sua igreja”, “Como ser um líder de verdade. Em dez passos – nesse livro! – no próximo, do mesmo autor, tem mais uns 8 passos ” e tantos outros movimentos que dizem ter achado o segredo para transformar as igrejas em “Igrejas Saudáveis”, bastando para isso apenas que você se engaje no movimento, freqüente seus congressos, compre os materiais daquele movimento, torne-se sócio-mantenedor daquele movimento, etc. Se você fizer isso tudo, sua igreja será Saudável. Oração? Jejum? Estudo aprofundado da Bíblia? Cuidado e defesa dos pobres e excluídos? Isso tudo tornou-se secundário. Por isso, a partir daqui, deste estudo, estamos resgatando o que significa a Missão Integral. Será fragmentado para facilitar a absorção. Será de linguagem simples para que se torne de fácil entendimento. Boa leitura e reflexão!

A SOTERIOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL

Soteriologia é o estudo sobre a salvação. Na Missão Integral, não há apenas a salvação do ponto de vista individual. Salvação, de acordo com a Visão da Missão Integral, não é, apenas, um ato individual de uma pessoa aceitar a Jesus Cristo como Senhor. Ela crê, claro, na salvação individual e que cada pessoa é responsável por si mesma diante de Deus. Mas, salvação na Missão Integral, vai além disso. Ela entende que o efeito do pecado original sobre a criação atingiu a todo o cosmos. Em Gênesis 3.17 está escrito que “...maldita é terra por sua causa...” significando que o pecado original, inicial, desencadeou um processo de degradação, entrópico, de deterioração e desequilíbrio que atingiu não apenas o homem, mas a terra inteira; não apenas a humanidade mas toda a criação, incluindo as plantas, os animais, o ser humano e todos os reinos naturais existentes.
Como conseqüência, as estruturas criadas pelo homem e o equilíbrio natural da criação estão ameaçados e sob a influência do pecado. Por essa razão, a Missão Integral acredita que a salvação não é apenas um ato individual do homem, mas crê que a salvação precisa restaurar todas as coisas e todas as esferas, todos aqueles espaços atingidos pelo pecado. A salvação precisa ir, pelo menos, até onde o pecado foi! Porque, se assim não for, estaremos, dessa forma, afirmando que o pecado é maior e mais abrangente que a salvação. E sabemos que não é! Por isso, para os que pensam segundo a ótica da missão integral, salvação é a restauração de tudo aquilo que o pecado destruiu, incluindo sua ação no homem, na natureza, nas plantas, nos animais, nas organizações e estruturas sociais.

Para o homem, a salvação significa a esperança de ser “uma nova criatura” e, para a criação, a esperança de ser “novo céu e nova terra”. Por isso, pensando assim, a igreja, que é a difusora da mensagem da salvação, precisa proclamar que Jesus Cristo é aquele que amou o mundo (mundo significando não “homem”, mas “cosmos”) e quer restaurar tanto a humanidade caída do homem para que ele caminhe de volta para ser a imagem e semelhança de Deus como, também, quer restaurar toda a sua criação, como nos diz a Bíblia que “a natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados”. Ou seja, é papel da igreja proclamar restauração do homem e buscar restaura-lo em todas as dimensões existenciais (Psicológica, emocional. Social, espiritual, biológica, etc). Mas, também, lutar pela restauração da criação. Diz em Gênesis que Deus colocou o homem no Jardim do éden “para o lavrar e o guardar”, ou em outra versão, “O Senhor Deus colocou o homem no Jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo” (Gn 2.15), eis, portanto, nossa vocação diante da natureza.

É papel da igreja defender e cuidar do homem por ser imagem de Deus. È, também, papel da igreja defender e cuidar da criação por ter sido esta obra das mãos de Deus e por ser essa Sua vontade. É papel da igreja lutar por evangelizar “o perdido” , salvando-o de todas as condições diabólicas em que ele está preso – espiritualmente, socialmente, emocionalmente e psicologicamente – mas, também, lutar pelo resgate da criação e por sua manutenção a fim de que possamos nos utilizar da natureza (“lavrar, cultivá-lo”) de forma renovável (“guardar, cuidar dele”). É papel da igreja levar o evangelho a todos os povos e, também, preservar a natureza lutando pelo meio ambiente. Isso tudo é vocação da igreja: cuidar da humanidade e da natureza a fim de que tudo volte ao equilíbrio e normalidade quando da criação do mundo, no jardim do Éden.

Portanto, cuidar da natureza não é mensagem para o Greenpeace, para o IBAMA, para o Partido Verde. Cuidar da criação faz parte da mensagem de salvação tanto quanto a mensagem redentora aos homens pelo sangue de Jesus. Essa é a Soteriologia, o Plano de Salvação, na ótica da Missão Integral.

1 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações