A música Rock Around the Clock, de De Knight e Freedman, é considerada o primeiro rock gravado.

Início dos anos 50: primeira gravação, feita pelo cantor Sunny Dae. Não teve nenhuma repercussão.

Início de 1954: o jovem guitarrista BILL HALEY, líder do grupo country Saddlemen, reescreve a música com novo arranjo.

12 de abril de 54: Bill Haley grava a música em um pequeno estúdio. Também não ocorre nenhuma repercussão. O disc-jockey ALAN FREED, amigo de Bill Haley, ouviu a música e criou a expressão ROCK’N ROLL para definir um gênero musical capaz de agitar e “fazer rolar” as pessoas.

21 de março de 1955 – Estréia do filme BLACKBOARD JUNGLE (Sementes da Violência – título brasileiro), uma estória sobre a delinqüência juvenil e a revolta de alunos numa escola do Bronx. Bill Haley aparecia logo na abertura do filme, tocando e cantando Rock Around the Clock. O filme é sucesso imediato nos Estados Unidos e diversos outros países no mundo. Apesar de a letra inofensiva não conter mensagem alguma, o ritmo da música provocou um efeito avassalador. Rock Around the Clock chega ao primeiro lugar nas paradas musicais. O filme ROCK AROUND THE CLOCK é feito sobre o sucesso estrondoso da música. Hollywood começa a produzir diversos outros filmes com a presença de intérpretes do rock: Love me tender, Don’t knock the rock, High school confidential. O filme Rock Around the Clock é exibido no Brasil com o título NO BALANÇO DAS HORAS, provocando uma reação incontrolada de violência na platéia, que quebrava as cadeiras dos cinemas sempre no final de cada exibição.

• Os jovens começam a se vestir e se comportar de maneira semelhante à dos personagens dos filmes, marginal, irreverente, violenta.
• Surgem vários cantores de rock, sendo os principais: CHUCK BERRY, LITTLE RHICHARD, JERRY LEE LEWS e, o mais famoso de todos, ELVIS PRESLEY.
• No Brasil, a cantora NORA NEY grava, já em 1955, a música Rock Around the Clock. Artistas jovens, como Carlos Gonzaga, Tony e Celly Campello, começam a se interessar pelo novo ritmo. Eles e outros irão dar origem à JOVEM GUARDA, primeiro movimento brasileiro de rock.

Rock Around the Clock
(Autores: Max C. Freendman – Jimmy de Knight Gravação “original”: Bill Haley; His Comets – 1954)
"One, two, thre o’clock, four o’clock rock
Five, six, seven o’clock, eight o’clock rock
Nine, ten, eleven o’clock, twelve o’clock rock
We’re gonna rock around the clock tonight
Put your glad rags on and join me, hon..."

Tradução adaptada – a frase inicial não podia ainda ser traduzida por “Vamos dançar o rock” porque o ritmo ainda não havia sido batizado:
“Vamos balançar juntos a noite inteira, acompanhando os ponteiros
do relógio (around the clock) até o dia clarear. Quando o relógio
bater as duas, as três, as quatro, se o conjunto diminuir o ritmo
nós gritaremos ‘Mais!’. Quando baterem as cinco, as seis, as sete,
estaremos no auge. Quando forem oito, nove, dez e onze horas,
eu estarei ainda mais elétrico e você no máximo. E quando o relógio
bater as doze horas, daremos outra volta na pista e começaremos
tudo de novo, acompanhando os ponteiros do relógio”.

ORIGEM - O Rock é uma mistura dos ritmos COUNTRY, WESTERN e RHYTHM’N BLUES. O Rhythm’n Blues deriva do GOSPEL, a música religiosa dos negros americanos do início do século XX. No início o rock não chegou a ser uma verdadeira novidade em termos musicais. Na verdade, ele mal se diferenciava do blues, pois as duas formas musicais se baseiam no mesmo esquema fundamental: três acordes e doze compassos. Mas o que realmente diferenciava o rock era o que ele representava: o grito de uma juventude que procurava se afirmar e sacudir os valores estabelecidos.

A VIOLÊNCIA – É importante ressaltar que a música Rock Around the Clock só despertou atenção após exibição no filme “Blackboard Jungle”. As platéias associaram a história de rebeldia à música, liberando uma revolta, uma insatisfação que fazia parte da juventude daquela época (pós II Guerra Mundial e no período da Guerra Fria). Da explosão de violência veio a idéia de que “o diabo é o pai do rock”. Não foi o rock que tornou a juventude violenta e rebelde, o rock ajudou a liberar uma insatisfação que já existia. Ou seja, a juventude estava como um barril de pólvora, e qualquer movimento ou ritmo musical mais forte teria detonado a explosão.

CONOTAÇÃO SEXUAL - Rock – sacudir (gíria) Roll - rolar

OPINIÕES INICIAIS SOBRE A MÚSICA ROCK
• “A razão pela qual o rock agrada aos jovens está no fato de que não agrada aos seus pais”. 1955
• “A música rock é a mais brutal, desagradável, viciosa forma de expressão, falsa, obscena, um fétido afrodisíaco. É música marginal, boa para qualquer delinqüente”. Frank Sinatra, a Voz da América, em 1957.
• “O que me pegou foi tudo, não só a música. Foi todo o comportamento rock. Eu era o próprio rock, o teddy boy da esquina, eu e minha turma. Porque antes a garotada não era garotada, seguia o padrão do adulto, aquela imitição do homenzinho, sem identidade. Mas quando Bill Haley chegou com Rock Around the Clock, no filme No Balanço das Horas, eu me lembro, foi uma loucura para mim. A gente quebrou o cinema todo, era uma coisa mais livre, era minha porta de saída, era minha vez de falar, de subir num banquinho e dizer eu estou aqui. Eu senti que ia ser uma revolução incrível. Na época eu pensava que os jovens iam conquistar o mundo”. Raul Seixas (trecho retirado do livro Raul Seixas por ele mesmo (SP: Martin Claret, 1990).

Por: Geraldo Luiz Silva 

1 Comentários - AQUI:

  • If you are open to having a guest blog poster please reply and let me know. I will provide you with unique content for your blog, thanks.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações