Todos nós somos teólogos. 

Nossa teologia é essencialmente o sistema de crenças e pensamentos controladores que temos sobre Deus e sobre como nos relacionamos a ele. Portanto, novamente, todos nós somos teólogos. A diferença está em se nossa teologia é ou não intencionalmente (e crescentemente) moldada pela doutrina da Escritura. 

Pensarmos ou não sobre Deus e sua vontade, da maneira fiel à sua Palavra, determina substancialmente se nos relacionaremos ou não com ele das maneiras que o agradam (cf. Cl 1.9-11). Somos o tipo de adoradores que ele realmente procura e quer? (Jo 4.22-24). Não deveria ser surpresa, portanto, que profundidade em conhecimento teológico é uma necessidade para ser um líder na igreja (p.ex.: Tt 1.9, Hb 5.11ss). 

Adoração e experiência cristãs autênticas estão inescapavelmente firmadas na verdade/teologia bíblica (por exemplo, especialmente, no ensino de Jesus em passagens como Mt 5-7, Jo 17, e em todas as cartas do NT). 

Você não pode chegar a um profundo e duradouro senso de certeza da salvação e paz com Deus à parte de um entendimento e apropriação de uma passagem da Escritura como Romanos 3-5. 

Você não pode perseguir santidade e imitação de Cristo autênticas sem entender e aplicar passagens cruciais como Romanos 6, Efésios 4, Colossenses 3 e 1João 3-4. 

Você não pode entender corretamente a verdadeira natureza da igreja, e portanto você não pode alcançar autenticamente sua verdadeira missão sem um profundo entendimento de passagens como Efésios 2-3 e as cartas pastorais. 

Transformação espiritual autêntica depende de alinharmos nosso pensar (e “teologizar”) crescentemente com as Escrituras. Somos transformados, Paulo diz, pela renovação da nossa mente. E nosso Senhor diz que santificação acontece em conexão com a verdade – a verdade da Palavra de Deus. 

Portanto, aqueles que desprezam a importância do pensamento, teologia, verdade bíblica e doutrina (“ensino” – cf. a Grande Comissão, Mt 28.18ss) têm cometido um erro crítico e fundamental – e eles devem arrepender-se (isto é, mudar sua mente). E aqueles que pensam em aceitar cargos de liderança na igreja de Cristo têm um chamado especial e particular para conhecer, viver e ministrar de acordo com o ensinamento bíblico (teologia). Isto se aplica a pastores, pastores líderes, pastores mestres, líderes de adoração, pastores junto a estudantes, ministros de criança, etc. Também se aplica a todo artista, vocalista, comediante e autor cristão que coloca-se intencionalmente em uma posição que influencie pessoas sobre como pensar sobre Deus. 

Como aprendi, o segundo mandamento significa que nós não somos livres para imaginar Deus da maneira que quisermos; nós existimos para fixar a Imagem de Si mesmo que Ele tem dado em Sua Palavra (a Palavra escrita e a Palavra encarnada). 

Não me diga: “ei, eu não sou teólogo…”. Sim, você certamente é. Todos somos. Mas nem todos somos intencional e crescentemente bíblicos em sua teologia. Ainda assim, todos nós deveríamos.

2 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações