Em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (17/2), na Sede da ONU em Nova York, o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, comentou os recentes protestos no Norte da África e no Oriente Médio. Ele disse ainda que os governos da região devem respeitar os direitos humanos, a liberdade de expressão e de manifestação pacífica, e lembrou que ONU está pronta para ajudar se assistência for solicitada. Lei a íntegra de sua declaração. 

“Nos últimos dias assistimos uma evolução extraordinária no Norte de África e no Oriente Médio. Tenho acompanhado de perto a situação, que ainda está em desenvolvimento. Em toda a região, as pessoas estão expressando suas legítimas aspirações. A sociedade civil e os jovens têm liderado o caminho. Cada país é único. Cada situação é diferente. Mas também existem desafios comuns na região e princípios importantes para defender. 

"Ao longo deste período, as Nações Unidas foram claras e consistentes em apoiar as liberdades e os direitos humanos básicos. Acima de tudo, temos insistido no respeito aos direitos de manifestação pacífica, da liberdade de imprensa e do acesso à informação. Os relatos da última noite no Barein são preocupantes. Lá, como em qualquer outro lugar, a violência não deve ser utilizada contra manifestantes pacíficos e contra jornalistas. É preciso parar. Os responsáveis devem ser levados à justiça. Ao responderem às manifestações pacíficas, as autoridades têm a obrigação de respeitar os direitos humanos. Não deve haver violência de nenhuma parte. Faço um apelo para que todas as partes ajam com moderação. 

"As Nações Unidas têm pedido aos líderes da região, bem como em todo o mundo, que ouçam atentamente a população e que respondam suas legítimas aspirações. Nos próximos dias, estarei entrando em contato novamente com os líderes da região para reiterar esta mensagem. 

"Eu lhes direi outra vez: a situação requer reformas ousadas, e não repressão. O progresso sustentável pode criar raízes em lugares onde as pessoas têm poderes, onde os governos são responsáveis, onde o crescimento é inclusivo. Em alguns países, transições foram iniciadas ou reformas têm sido prometidas. É essencial que os líderes cumpram as promessas, e que o processo de reforma seja feito com um diálogo transparente e inclusivo, com amplo envolvimento dos partidos políticos e da sociedade civil. 

"Falando sobre o Egito, em particular, saúdo os compromissos públicos que têm sido feitos para a realização de eleições livres e transparentes, e a promulgação de medidas que permitam esta realização – parte de uma transição para um governo civil democrático. Estes compromissos devem ser cumpridos. Não deve haver retrocesso. 

"Por muitos anos, as Nações Unidas chamaram a atenção para os problemas que agora são trazidos à tona. Tanto os dirigentes como os cidadãos de cada país têm a responsabilidade de trabalhar juntos, a partir de agora. As Nações Unidas não só estão prontas para ajudar, mas também estão se preparando ativamente para fornecer qualquer assistência que possa ser solicitada.”

Fonte: Soma

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações