"Apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela" (Tito 1.9).

Por definição, “encorajar” é o ato de animar, estimular ou incutir coragem em...

Como, a meu ver, essa atitude não pode ser entendida como parte natural dos relacionamentos nos dias de hoje, em que muitas vezes pensamos mais na auto-ajuda que na mútua-ajuda, quero abordá-la aqui como sendo uma arte.

Sim, uma arte, que só se aprende com muita disciplina, treinamento, sensibilidade e paciência, tal como deve ter um pintor, ao observar e pintar uma paisagem. É, sobretudo, uma disciplina interior, em que cultivamos a esperança para com a vida e a gratidão ao Deus da vida, somos movidos por sua força e orientados por seu amor, justiça e retidão. É uma arte que se aprende à medida que se luta contra as indisposições e variações de ânimo, que vêm do interior como resposta ao exterior, e tendem a fazer com que olhemos para o cotidiano e as dificuldades a ele inerentes como obstáculos ao próprio viver.

A pessoa encorajadora, assim, sabe muito bem e aceita o fato de que o viver não existe sem esses tais obstáculos, e são precisamente eles que lhe dão sabor e fazem dele um caminho para aprendizes audazes, que não temem a perda, o ultraje ou o sofrimento, visto que tudo já perderam e tudo já ganharam em Cristo. E é precisamente a fidelidade à mensagem de Cristo que pode nos transformar, de caminhantes sem rumo e perspectiva, em aprendizes legítimos da arte de viver pela coragem do Senhor e, desse modo, encorajar outros.

O mestre nos convida a nos matricular nessa escola, e, então, passar a treinar nossa capacidade de incutir ânimo e coragem em outros, sobretudo nos momentos em que batem o desânimo e a vontade de desistir. Portanto, só quem experimenta, interiormente, o poder da esperança e encorajamento que provêm de Cristo e de sua Palavra poderá ser capaz de consolar, animar e encorajar seu próximo.
 
Juliano Fabricio.

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações