Reconhece-se que as comunidades cristãs brasileiras não são exatamente um primor de sanidade mental. Que o digam os clínicos e as clínicas. Estamos bem distantes do ideal da Igreja como comunidade terapêutica, tão preconizado por teólogos do nosso século. São problemas diversos, em geral resultantes de uma educação familiar e eclesial censora e deformadora, quando a desinformação ou a informação inadequada (e vivência idem) resultam em manifestações patológicas de variadas formas. Patologias que realimentam e são realimentadas por aqueles grupos sociais, se reproduzem nas novas gerações ou nos novos convertidos, desservindo a causa do Evangelho e atestando negativamente "o novo homem em Cristo".

Apesar da importância dessa dimensão do ser humano, costumes, preconceitos e instituições jogam um imenso papel em sua negação ou minimização, tanto ao nível teórico como na prática cotidiana. Como construir pessoas sem a liberdade e o seu preço? Como ser Igreja sem o medo da liberdade? Como ser sadio sem integrar a sexualidade? Cristo salva e o Espírito santifica? Sim. A Igreja deve ensinar todo o conselho de Deus? Sim. A Igreja deve padronizar, detalhar e uniformizar a vida dos cristãos? Não. Deus nos fez para a felicidade ou para a infelicidade? A Igreja apóia a busca da felicidade ou concorre para a infelicidade?

Não há compromisso com o Evangelho sem compromisso com a sanidade. Só o "adversário" se alegra com a insanidade. Não há sanidade excluindo-se a sexualidade. Poderão os cristãos construir comunidades terapêuticas, comunidades de amor, comunidades da construção do ser, de aceitação, apoio e promoção, enquanto a Palavra e o Espírito fazem a sua obra? Comunidades centradas n’Aquele que chama a si todos os cansados e oprimidos para encontrar descanso, pois seu jugo é suave e seu fardo é leve? Estarão os cristãos prontos para reconhecer que depois da salvação, como defende um psicanalista, "O cerne da felicidade da vida é a felicidade sexual"?

Robinson Cavalcanti - Trechos de: "Libertação e Sexualidade" (Temática publicações, 1990).
*Ilustração: Jasiel Botelho

1 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações