Esta idéia surgiu a partir de uma série de estudos feitos, nas minhas devocionais, nos relacionamentos com alguns pastores que admiro, no grupo de estudantes da Aliança Bíblica Universitária (ABU) na época da faculdade, nas palavras que ouço e ultimamente por um desafio feito pelo Ed Rene em sua comunidade a respeito das Escrituras. (por incrível que pareça a igreja esta se afastando cada vez mais das escrituras) Por não querer perder de vista o objetivo, que era de passar os estudos para as pessoas interessadas, estou escrevendo algo semelhante a tudo que absorvi nesse período. Sinta-me à vontade para copiar alguns exemplos dados por outras pessoas, contanto que o mantenha na íntegra - inclusive os créditos das pessoas!

Grande parte destes relatos se baseia não somente nos estudos ministrados, mas em inúmeros livros que li e sermões que ouvi - muitas vezes você poderá encontrar a mesma informação em outras fontes, notadamente a obra “The Unfolding Drama of Redemption”, do britânico William Scroggie (1877-1958), cuja leitura eu recomendo fortemente a todos. Mas mesmo assim ela contém muita coisa que foi fruto de muitos anos de reflexão e meditação da minha parte, algo que também encorajo a todos!

Meu desejo e oração é que este estudo panorâmico e os estudos a serem feitos com o auxílio dele o incentivem a estudar a Bíblia de forma cada vez mais profunda e a conhecer o Senhor de todas as coisas, Aquele que está por trás de cada palavra que nos foi revelada nas Escrituras Sagradas.

As referências bíblicas, quando citadas textualmente, são da Edição Revista e Atualizada no Brasil, da Sociedade Bíblica do Brasil, baseada na tradução de João Ferreira de Almeida.

Agora, pois, mãos à obra!

O que é o estudo panorâmico da Bíblia?

Quem é de Araguari (minha cidade de origem) sabe bem o que é ter uma vista panorâmica da cidade, quando observada do ponto mais alto. Muitas grandes cidades possuem um lugar assim, do qual se pode ver a cidade quase toda. O Rio tem o Corcovado, Chicago tem o Sears Tower, Paris tem a Torre Eiffel, isso sem falar de quando se sobrevoa uma cidade. Só para citar um exemplo bíblico, Moisés teve uma experiência de visão panorâmica quando viu a Terra de Canaã de cima de um monte.

Como todos sabem, ver as coisas de forma panorâmica é ver como um todo, sem se preocupar com os detalhes. É ver a floresta sem se preocupar com as árvores. Só para citar um exemplo, a Estátua da Liberdade, vista do alto do World Trade Center (é, isso antes da tragédia) parecia apenas um pontinho azulado na água. Vista de perto, por outro lado, ela é bem grande! Estudar a Bíblia de forma panorâmica é bem semelhante. O objetivo não é deter-se em pormenores, como por exemplo, o cumprimento de cada profecia de Daniel - muito embora possamos eventualmente falar sobre coisas assim nos estudos - mas estudar a Bíblia como um todo, procurando assimilar a sua mensagem global, que é o desdobrar do propósito eterno de Deus de estabelecer um Reino Eterno de filhos e filhas parecidos com Jesus. Devido à queda do homem, o centro de tudo está em um episódio - a cruz!

Sendo assim, nosso estudo bíblico deverá seguir o método sintético, e não analítico - telescópico e não microscópico, olhando para o infinito e não para o infinitesimal, olhando o todo e não as partes. Por outro lado, todo estudante da Bíblia deve efetuar os dois tipos de estudo, de forma que todos são encorajados a estudar as Escrituras também nos pormenores.

Próximo post: Estudo 1 - “No princípio criou Deus...”

1 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações