Quais são os seus lugares comuns? Os conceitos que você emprega dia-a-dia e que às vezes de tão comuns perdem o sentido original ou substituem o todo original? Os pré-conceitos que te impedem de ter contato com os conceitos? Deixo um trecho interessante que li um dia desses, para pensarmos juntos:

“Assim, ‘penso logo existo’ se tornou a única razão de Descartes ter existido, ante a qual melhor fora não ter pensado. ‘Ser ou não ser’ – eis a questão a que o lugar-comum reduziu toda a obra de Shakespeare, com a dúvida de ter sido ele mesmo o autor, ou Bacon – ao que se acrescenta o lugar-comum de afirmar: quem quer que tenha sido, foi um poeta genial a quem chamamos de Shakespeare. Nero nasceu, viveu e aconteceu, para tanger a lira diante do incêndio de Roma e depois se matar dizendo que o mundo ia perder um grande artista. Napoleão será sempre um homem com dois dedos enfiados entre os botões do colete, com representante em quase todos os hospícios do mundo.(…)Arquimedes poderia ter levado o resto da vida inteira sem tomar banho e não deixaria de ser o homem que saltou da banheira e saiu despido a gritar: ‘Eureka!’ pelas ruas ” (Lugares Comuns, Fernando Sabino, pg 16-17).

Assim como somos injustos com autores e personalidades históricas, quão reducionistas somos ao rotular pessoas e coisas à nossa volta? Quantas vezes nosso pré-conceito não fala mais alto? Quantas vezes não julgamos e rotulamos coisas e pessoas por impressões erradas ou superficiais que delas temos? Quantas vezes não perdemos oportunidades ótimas por nos prendermos a lugares comuns? Quantas vezes não espalhamos os lugares comuns que temos dos outros, interferindo na imagem que terceiros possam ter delas?

Espero que possamos quebrar paradigmas e repensar nos lugares comuns que temos. Ver as pessoas de outras formas, ver as oportunidades de formas novas e colocar as nossas visões e preconceitos de pernas para o ar!

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações