É engraçado como somos seletivos em nossas práticas cristãs. Somos desafiados a espelhar várias características de Deus, e o motivo é que nos tornemos (novamente) a imagem e semelhança Dele. Pois bem, em que circunstâncias devemos espelhar Deus? Amor, justiça, vida social, criatividade, zelo, pureza, fidelidade… etc. Há uma resposta que raramente entra nessa lista: em nosso sofrimento! Refletimos Deus em nosso sofrimento? Devemos ser Sua imagem no sofrimento? “Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória” (Romanos 8:17). Precisamos aprender a sofrer como Deus, passando pelos nossos sofrimentos entendendo que são de Deus também. Por que o culpamos se Ele sofre também? Concordo com Rob Bell quando diz que a cruz é o modo como Deus fala para a humanidade: “Eu sei como é!”

A característica do sofrimento é o choro. E como Jesus diz: “Bem aventurados os que choram”. O que isso quer dizer? Vivemos em um mundo onde os fotógrafos de nossas vidas nos pedem para sorrir, viramos as costas àqueles que choram! No entanto o salmista me recorda que “aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão, aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.” (salmo 126 5-6). Então quem são os que choram? Creio que são aqueles que vivem com a perspectiva do dia do Senhor, aqueles que anseiam com todo o seu ser o grande dia do Senhor. São aqueles que percebem que nesse dia não haverá cegos e sofrem quando vêem um. Não haverá fome e sofrem quando vêem alguém com fome. Não haverá injustiça e sofre quando sofre ou vê injustiça. Não haverá corrupção e sofre quando vê corrupção. Não haverá incredulidade e sofre quando vê um incrédulo. Não haverá opressão e sofre quando vê o oprimido. Não haverá morte e sofre perante a morte!

“Os que choram são os videntes que sofrem, os quais Jesus abençoa” Nicholas Wolterstorff

Que possamos aprender a sofrer pois somos imagem e semelhança de um Deus que escolheu sofrer por amor. E que tem autoridade, em qualquer tipo de sofrimento de nos dizer: “Eu sei como é!”

Abaixo segue a letra de parte da música “Jesus chorou”, do, sempre inteligente, grupo Racionais.

O que é, o que é?
Clara e salgada,
cabe em um olho e pesa uma tonelada.
Tem sabor de mar,
pode ser discreta.
Inquilina da dor,
morada predileta.
Na calada ela vem,
refém da vingança,
irmã do desespero,
rival da esperança.
Pode ser causada por vermes e mundanas
ou pelo espinho da flor,
cruel que você ama.
Amante do drama,
vem pra minha cama,
por querer, sem me perguntar me fez sofrer.
E eu que me julguei forte,
e eu que me senti,
serei um fraco quando outras delas vir.
Se o barato é louco e o processo é lento,
no momento,
deixa eu caminhar contra o vento.
Do que adianta eu ser durão e o coração ser vulnerável?
O vento não, ele é suave, mas é frio e implacável.
(E quente) Borrou a letra triste do poeta.
(Só) Correu no rosto pardo do profeta.
Verme sai da reta,
a lágrima de um homem vai cair,
esse é o seu B.O. pra eternidade.
Diz que homem não chora,
tá bom, falou,
Não vai pra grupo irmão aí,
Jesus chorou!


Sou muito grato à Nicholas Wolterstorff por me fazer refletir no tema a partir de sua dor!

1 Comentários - AQUI:

  • sentir uma dor insuportável as vezes nos traz um egoísmo sem tamanho...
    mas quando vemos dessa forma até ficamos encorajados a sofre mais um pouco, mas será que quando o sofrimento tem nome e sobrenome e foi adquirido na época do pecado, não seria possível se livrar dele???
    fica a pergunta, parabéns pelo blog!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações