“E aproximaram-se os dias da morte de Davi; e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo:
Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem.” I Reis 2: 1 e 2

Homens novos, novos homens - Novo homem, mas ainda definitivamente homem! Essa é a realidade tão fundamental e pouco compreendida ao longo da história do cristianismo. A renovação da condição humana, que em linguagem religiosa chamamos de conversão, faz-nos sempre mais humanos, mais gente, mais homens e mulheres. Ao pensarmos sobre a relação entre masculinidade e espiritualidade é preciso afirmar de forma o mais claro possível, que no Cristo os homens são vocacionados à novidade de suas masculinidades. Homens novos deverão ser homens, contudo, novos. Novos na relação que mantém consigo mesmos, com os outros e outras que o cercam, com a natureza e, com o totalmente Outro que é Deus.

A espiritualidade cristã se realiza na corporeidade e, no caso de nós homens, na especificidade de nossa masculinidade. Tomando como paralelo o que nos diz o evangelho, não se pode colocar vinho novo em odre velho. Certamente o odre velho que é uma masculinidade marcada pelo pecado da opressão e dominação, não pode conter o vinho novo do Espírito, a espiritualidade cristã. Homens novos, essa é nossa vocação, aí está nosso chamado à conversão. Somente uma nova masculinidade, assim como o odre novo, pode conter a vitalidade da espiritualidade cristã. E tudo isso só pode acontecer na extensão e profundidade de nossos corpos, corpos masculinos em abertura aos demais corpos, tanto os de nossas companheiras de existência, quanto dos corpos da natureza. Experimentando cotidianamente tal conversão caminhamos cada vez mais para o desabrochamento máximo de nosso ser que consiste na conformação do corpo humano e místico de Cristo. Como diz a poetiza:

“Um dia veremos a Deus com nossa carne”
Nem é o Espírito quem sabe,
É o corpo mesmo,
O ouvido,
O canal lacrimal,
O peito aprendendo:
Respirar é difícil.


Fonte: Novos Diálogos (Adaptado por Juliano Fabrício)
 

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações