Este capítulo tem sido denominado o testamento do apóstolo Paulo.

O apóstolo está transmitindo suas últimas palavras. Aconselha como um verdadeiro pai, seu filho na fé, Timóteo. Ao lermos os capítulos anteriores percebemos que Timóteo era tímido por natureza e que os tempos em que ele vivia e trabalhava eram desfavoráveis.

Imagine como Timóteo deve ter estremecido ao ler a solene exortação do apóstolo para continuar pregando a Palavra. A tentação de recuar diante de tal responsabilidade (1 Tm 4.1,2) bem que poderia acontecer. Por isso além de dar uma ordem, Paulo inclui incentivos. Pede que Timóteo olhe a três direções: primeiro para Jesus Cristo, o juiz e rei que retorna; em segundo lugar, ao cenário contemporâneo; e, em terceiro, a ele, Paulo, o idoso prisioneiro à beira do martírio.

O cenário contemporâneo – Notemos a palavra “pois” com que se inicia este parágrafo. Paulo fornece uma segunda base, sobre a qual apóia sua exortação. Antes da vinda de Cristo (vs 1), haverá dias negros e difíceis. Embora pareça estar prevendo que a situação piorará, é evidente, partindo do que ele havia escrito, que para Timóteo tal tempo já começara.

Como são esses tempos? Uma característica destacada será que as pessoas não suportaram a verdade. Paulo expressa isso negativamente e positivamente, e declara isso duas vezes: “não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo suas próprias cobiças” (v. 3). E se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fabulas” (v. 4). Em outras palavras, tais pessoas não podem suportar a verdade e recusam-se a ouvi-la, buscando, então, mestres que adaptem suas fantasias especulativas, nas quais estão determinados a andar.

Tudo isso tem a ver com os ouvidos daquelas pessoas, ouvidos que foram mencionados duas vezes. Elas sofrem de uma condição patológica peculiar, conhecida como “coceira nos ouvidos”, ou “fome por novidades”. Tal expressão é uma figura de linguagem para aquele tipo de curiosidade que está ávido por saber casos picantes e interessantes. Além disso, esta coceira é abrandada pelas mensagens dos novos mestres. Na prática, o que tais pessoas fazem é fechar os ouvidos à verdade (cf. At 7.57) e abri-los a qualquer mestre que alivie sua coceira, coçando-a.

Notemos que o que rejeitam é a “sã doutrina” (v.3) ou “a verdade” (v.4), e o que preferem são “as suas próprias cobiças” (v.3) ou “fábulas” (v.4). Desse modo, substituem a revelação divina por suas fantasias. O critério pelo qual julgam os mestres não é (como deveria ser) a Palavra de Deus, mas o seu próprio gosto subjetivo. Ainda mais, não ouvem primeiro para depois decidir se o que ouviram é verdade; primeiro decidem o que querem ouvir e depois escolhem mestres que são obrigados a manter o padrão por eles exigido.

Como o jovem Timóteo deve reagir a isto? Deveria ele ficar em silêncio? Se os homens não podem suportar a verdade e não querem ouvi-la, não seria mais prudente ele abandonar o ministério? Paulo, porém, chega a uma conclusão diferente, aqui ele usa pela terceira vez dois pequenos monossílabos “Tu, porém”. Ordena a Timóteo que seja diferente, não se deixando influenciar pela moda prevalecente.

Como Timóteo deve enfrentar estes tempos? Paulo dá quatro ordens para seu filho na fé, a saber:

1) Por serem pessoas instáveis de mente e conduta, Timóteo deverá acima de tudo ser “sóbrio”.
A palavra nepho significa estar sóbrio e, figuradamente, “livre de qualquer forma de embriagues mental e espiritual” sendo, pois, “bem equilibrado, autocontrolado”. Quando homens e mulheres se intoxicam com heresias inebriantes e novidades reluzentes, os ministros devem permanecer calmos e sensatos.

2) Mesmo que o povo não queira dar ouvidos ao seu bom ensino, Timóteo deve persistir em ensinar, predispondo-se a suportar aflições, por causa da verdade que ele se recusa a comprometer. Sempre que a fé bíblica se torna impopular, os ministros são altamente tentados a mudar aqueles elementos que promovem a maior ofensa.

3) Timóteo deve fazer o “trabalho de um evangelista”, porque o povo é desgraçadamente ignorante a respeito do verdadeiro evangelho. Era como se Paulo estivesse ordenando a Timóteo: “Faze da pregação do evangelho a obra da tua vida”. O evangelho não deve somente ser preservado das distorções; ele deve ser propagado!

4) Mesmo que as pessoas abandonem o ministério de Timóteo em favor de mestres que lhes cocem as idéias fantasiosas, Timóteo deve cumprir o seu ministério. Este é o mesmo verbo que aparece na passagem onde Paulo e Barnabé cumpriam a obra de assistência em Jerusalém (At 12.35). Assim também Timóteo deve perseverar, até que sua tarefa esteja cumprida.

E você, tem algum comichão no ouvido? Há muitos “comichões” espalhados em nossas igrejas: teologia da prosperidade, teologia da abertura (open theism), maldição hereditária, sessão do descarrego, rosas ungidas, e toda estas parafernálias que desviam o povo de conhecerem ao único e verdadeiro Deus.

Nele, que nos chama a andarmos na verdade, pois Ele é a Verdade, Sua Palavra é a Verdade e o Espírito nos guia a toda verdade.
 
Juliano Fabricio

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações