O que está acontecendo nestas últimas duas semanas no mercado de capitais é uma tragédia anunciada de uma crise que foi mascarada, mas não dizimada.

Apesar desta crise estar muito mais relacionada a fatores locais, o pano de fundo é o mesmo da crise amercana: crédito fácil a quem não tinha condições de pagar.

A quebradeira de dois a três anos atrás foi na verdade mascarada, com aportes gigantescos de recursos, mas não resolveu o problema central, que é a insolvência do setor financeiro americano (e parte do europeu), jogando o problema para os próximos anos. O que estamos vendo é novamente a farra bancária, com bônus milionários sendo pagos, como se nada tivesse acontecido.

O ajuste que estão propondo para a Grécia é algo canibalesco, especialmente para um país em frangalhos. O empréstimo de 140 bilhões de euros (estimado), representa metade do PIB grego. É como se emprestassem algo em torno de US$ 650 bilhões ao Brasil.

No caso da Grécia é muito mais sério porque o país tem baixíssima produtividade quando comparado ao restante da Europa, que serve de parâmetro, especialmente porque a moeda é o euro. Estima-se que 13% de sua população economicamente ativa é formada de funcionários públicos. A dívida pública grega deverá ficar por volta de 125% do PIB ao final deste ano.

A Europa está particularmente preocupada porque os seus bancos estão fortemente posicionados em títulos gregos, e novamente a população é chamada para contribuir com a “banca”. Os países ficam em uma situação deprimente: ou ajudam a Grécia a sair da crise, ou todo o sistema entra em colapso. O difícil é convencer milhões de pessoas a pagarem mais impostos e reduzirem salários para isso.

Já se fala que Portugal e Espanha estariam indo no mesmo caminho, mas ninguém fala que algo de verdadeiro precisa ser feito no mercado financeiro nestes anos próximos anos, ou estaremos observando uma crise muito pior do que a que tivemos.

Mais informações via

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações