Tudo começou com apenas uma ordem. “Vá até a cidade de Nínive e fale sobre o meu amor com os ninivitas!” Essa foi a ordem que o profeta Jonas ouviu de Deus. O grande problema eram os ninivitas. Para Jonas, um hebreu, aquele povo era o seu maior algoz. Como falar de Deus com meu maior inimigo? Talvez você nunca tenha pensado nisso. Jonas compra uma passagem de navio, só que, ao invés de Nínive, ele se dirige à Tarso. Era a direção contrária. Devia estar naquele navio cheio de culpa, porque é exatamente assim que nos sentimos quando estamos fazendo aquilo que sabemos não ser o correto. Culpa é algo terrível. Em provérbios 21:8, a Bíblia diz que “tortuoso é o caminho do homem carregado de culpa.” Desejamos o estado de inconsciência. Não queremos pensar naquilo. Foi exatamente assim com Jonas. Dormir era uma forma de entrar no estado inconsciente. Alguns preferem ficar embriagados. Outros optam pelas drogas. Jonas optou pelo sono. Ele dormia profundamente no porão do navio. A história diz que Deus faz uma grande tempestade acontecer. Haviam muitas pessoas no navio. Cada uma invocava seu próprio deus para que pudessem ser salvos daquela tempestade. O mestre do navio encontra o profeta dormindo e lhe diz: “Que se passa contigo? Agarrado no sono? Levanta-te, invoca o teu deus; talvez, assim, esse deus se lembre de nós, para que não pereçamos.” A tripulação resolve lançar sorte para saber por causa de quem era aquela tempestade. Adivinha em quem caiu? Se você pensou em Jonas, você está de parabéns! Acho que não poderia ser diferente. Ele é interrogado pela tripulação inteira. Foi a entrevista mais tensa da história. Eram perguntas e respostas em meio a grande tempestade. Se o Jonas foi um medroso ao ouvir que deveria ir até Nínive, após ter sido questionado pelo mestre do navio ele parecia outro homem. Ele faz duas declarações impressionantes. Declaração 1: “A tempestade está acontecendo por minha causa!” Declaração 2: “Vocês precisam me lançar no mar para que a tempestade se acalme!” Quem é a pessoa mais corajosa que você conhece? Para as pessoas daquele navio, a resposta seria: Jonas! Com muito temor, as pessoas lançam Jonas na água e, no mesmo instante, o mar interrompe a sua fúria. Surge na história um grande peixe que engole Jonas. Gostaria de parar por aqui. Já temos muito para pensar. Tenho apenas um questionamento.

Assim como a história de Jonas nos faz lembrar de Jesus no barco com os discípulos, esse profeta tem muita semelhança comigo e com você. Ficamos alheios às tempestades. Não discernimos os fatos. Tem um monte de coisa acontecendo do seu lado e você inconsciente. O mais interessante é que não precisamos estar dormindo(literalmente) para estar alheios aos fatos. Existem muitos dorminhocos que estão totalmente acordados. Nessa hora, o que mais precisamos é de um mestre do navio. Alguém que nos diga: “O que está se passando com você, amigão? Por que você não enxerga isso? Tá dormindo? Você num percebe aonde isso vai dar?” O mais legal de tudo é a ordem dada pelo mestre do navio: “Invoca o teu Deus!”

Quem são os “mestres do navio” da sua vida? Quem são aqueles que te trazem à lucidez quando você “dorme” e te ordenam a buscar ao Pai?

E você? Tem sido “mestre do navio” para alguém? Eu espero que sim! Aliás, espero que após ter se encontrado com o “mestre do navio” você seja um novo “Jonas”, e não o “Jonas” que chora por abóboras e ignora as pessoas. Mas totalmente lúcido e, por incrível que pareça, totalmente corajoso!

“E disse o SENHOR: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu;
E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?” Jonas 4:10-11

Obs: Jonas tinha um grave problema: Se relacionava com os outros na perspectiva da sua função: PROFETA.

Post dedicado aos meus “mestres do navio”… Eles sabem quem são!

Adaptado por Juliano Fabricio (Novas Fronteiras)

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações