Esse livro pode ser chamado de fundamentalista por boa parte dos atuais evangélicos brasileiros. E é por essa razão que o considero tremendamente importante e recomendo que você o leia sem perder tempo. Explico melhor: é incontestável que o cristianismo tem sofrido mudanças significativas em sua estrutura (até mesmo porque toda a sociedade vem mudando). E são tais mudanças que ao mesmo tempo abrem novas possibilidades e pode gerar uma crise de identidade na igreja cristã atual.

Um modificação profunda está acontecendo na igreja, pois a biblía deixou de ser o livro base para ditar normas morais e não é mais o primeiro a ser considerado para determinar costumes. Ela nada mais é, hoje, do que uma das muitas bases existentes para determinar a vida (outras bases são encontradas em sonhos dos crentes, revelações proféticas, no pastor consagrado, em uma igreja reunida, ou mesmo na televisão (veja esse artigo aqui).

Tais modificações acabam por conduzir ao pensamento de que talvez não exista mais espaço para o antigo modo de vida apregoada pela reforma protestante (isso mesmo, aquela reforma do Século XV). Cada vez é mais frequente o pedido de modificações e adaptações exigidas para que a igreja cristã seja mais relevante e precisa para o mundo atual (e confesso que me incluo nas pessoas que pedem tais mudanças).

E é nesse contexto de mudanças que O Que Estão Fazendo com a Igreja(Mundo Cristão, 2008) tem a coragem de mostrar que embora muitas das modificações pedidas sejam de tremenda importância, elas não devem ser feitas sem antes pensar se estão em conformidades com as crenças que a tanto tempo dão sentido para a missão da igreja cristã. Existe grandes pilares que devem, a todo custo, ser preservados. Não apenas para que sirvam como parte de um museu cristão de crenças, mas sendo utilizados como base para a vida diária do cristão. E tais bases podem ser resumidas na confiança plena na bíblia como palavra profética, autorizada e autoritativa da parte de Deus. Sendo ela a única fonte de conhecimento e verdade revelada por Deus para a salvação da humanidade. Ao se aceitar tal preceito é preciso deixar claro para nos e para todos os demais, quais são os modos de se ler e interpretar o que ali está escrito.

É realizado um chamado para se continuar a reforma protestante iniciada a tanto tempo atrás, cuidando para não se perder o objetivo final de toda essa reforma que é buscar a verdade, excluindo os possíveis erros do meio do corpo de crentes (a igreja), em busca de apenas uma coisa: estar mais perto de Deus e propagar qual é o plano de Deus para salvar uma humanidade perdida. Se tal busca obtiver o nome de fundamentalismo, esse livro e eu com certezas poderemos obter esse rotulo.

É fácil condenar Augustus Nicodemus ao ler esse livro, ele por vezes é preciso demais em chamar os erros pelos nomes certos, o que ao mesmo tempo pode ser positivo como negativo. Positivo, pois muitas vezes ele está certo. Negativo, pois é sempre passível de ser condenado por generalizar muitos casos (mesmo o autor mostrando todos os momentos que está tentando não fazer isso). Ler e reter o melhor, não sendo influenciado cegamente por aquilo que ali estiver escrito, mas conferindo tudo com a bíblia, é o meu apelo a todos os leitores. Mas para fazer isso a primeira pergunta a ser respondida será: Até onde estou disposto a aceitar a influencia da bíblia como palavra de Deus em minha vida? Sem a resposta sincera a essa pergunta nada daquilo que está escrito no livro será de muita utilidade.


0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações