Mt. 5:3 - Antes de Deus criar o homem sobre a Terra, primeiro preparou tudo para ele, criando inúmeras coisas úteis e agradáveis para seu sustento e deleite. Foram feitas para serem utilizadas pelo homem, mas deviam sempre ser exteriores ao homem. Isso porque no centro do coração do homem havia um santuário somente para Deus, e fora, milhares de dons que o Senhor preparara para o homem.

Porem, o pecado trouxe complicações e transformou esses dons em ruína para a alma. Nosso problema começou quando o homem forçou Deus a sair do seu santuário central, e deu permissão as “coisas” de ali penetrar. Uma vez dentro do coração, essas “coisas” passaram a imperar. Depois disto, o homem não mais goza de paz em seu coração, pois Deus não se acha mais entronizado ali.

Agora, dentro do homem há um coração cuja natureza é sempre possuir, e ambicionar “coisas” com desejo feroz. As raízes do nosso coração penetram fundo nas coisas e não ousamos arrancar nenhuma delas. As “coisas” se tornaram necessárias para nós, de uma maneira que nunca foi a intenção de Deus. Dentro de cada um de nós existe um inimigo que toleramos, e que nos faz correr perigo.

Jesus chamou de “vida” em Mt. 16:24-25, e em nossos dias podemos chamar de “ego”.

A principal característica é o sentimento de desejo de posse. Permitir que esse inimigo viva em nós, leva-nos a perder tudo. Em nossa caminhada de conhecimento intimo de Cristo, é necessária a renuncia a muitas coisas. Os “humildes de espírito” são aqueles que rejeitaram as coisas materiais. Que não são mais escravos das coisas.

Abraão e Isaque nos mostram um exemplo disso:

Abraão já era idoso quando Isaque nasceu. Poderia ser seu avô. No momento em que Abraão pegou seu filho do colo pela primeira vez, Isaque tornou-se o ídolo de Abraão, porque aquela criança representava tudo o que era mais sagrado para Abraão: as promessas de Deus.

Gn. 22:2 – Antes que esse amor chegasse a um limite perigoso, Deus resolveu interferir e ensinar uma lição aquela família, que serve para nós até os dias de hoje. Pode imaginar a noite anterior ao sacrifício? Se ele pudesse morrer no lugar de seu filho...
Como Abraão se lembrava da promessa de Deus naquele momento...

Gn. 21:12 - Abraão resolveu obedecer. Levantou-se de madrugada e saiu com seu filho em direção ao monte que Deus indicara. Deus permitiu que aquele homem prosseguisse com o plano até o ponto que não retrocederia mais, ai impediu-o de tocar no filho. Deus não tinha a intenção de matar o garoto, mas de removê-lo do santuário do coração de Abraão, para que Deus pudesse reinar.

Gn. 22:16-18 - Abraão tornou-se enfim, uma pessoa totalmente rendida ao Senhor, obediente. Concentrara tudo em Isaque, e Deus o tomou dele. Deus podia ter começado a mudar Abraão do exterior, mas preferiu atingir diretamente o coração. Abraão passou a não possuir nada. Porem tornou-se muito rico. Tinha tudo como antes: ovelhas, camelos, rebanhos, esposa, Isaque, mas nada possuía.

Este é um segredo que só pode ser aprendido na escola da renuncia.

As “coisas” haviam sido expulsas do coração dele pra sempre. Todos diziam “Abraão é rico”, mas na realidade, ele sabia que não possuía nada. Às vezes temos medo de entregar ao Senhor nosso Isaque, mas é porque esquecemos que Jesus não veio para destruir, mas para salvar. Tudo que for entregue a Ele esta em segurança. Precisamos viver as experiências de Abraão se desejamos conhecer as bênçãos que as seguiram. O velho homem não se renderá apenas ao nosso desejo, ele deverá ser arrancado de nós através de uma determinação igual à de Abraão naquela noite que antecedeu o sacrifício. Se estamos resolvidos a conhecer a Deus, seremos submetidos a um teste, muitas vezes sem saber que estamos sendo provados.

Nesse teste não teremos dezenas de opções, somente uma: OBEDECER.
(*Deus nunca nos dará algo que não estejamos dispostos a devolvê-lo...)

Juliano Fabricio

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações