Ray MacCauley, pastor da igreja Rhema que fica em Johanesburgo, África do Sul, uma vez disse sobre a missão da igreja na terra: “Mais que um hotel, deveríamos parecer um hospital”. Por semanas pensei a respeito do que este renomado pastor sul africano disse dado seu histórico. Explico
Quando foi fundada em 1979 por Ray, um fisiculturista renomado que quase ganhou o concurso de Mister Universo a Igreja Rhema era uma das únicas denominações que pregava a ainda desconhecida teologia da prosperidade no continente. A mensagem de ”resolva seus problemas agora mesmo” atingiu em cheio uma população sedenta de misericórdia que há anos permanecia sob a tutela de uma ditadura racista, afundada em pobreza e com o risco crescente de doenças. O resultado foi que em pouco tempo a igreja cresceu em números, passando de 17 membros para 35 mil, e importância o que chamou a atenção até mesmo de Nelson Mandela que posteriormente procurou Ray visando apoio a suas idéias. Com a oferta de Graça, prosperidade e cura o Pr. Ray agrupava milhares de seguidores onde quer que falasse e isso refletiu em uma enorme entrada de dinheiro para a sua instituição.

O Tempo passou e Ray resolveu mudar o enfoque de seu ministério construindo hospitais para aidéticos, programas habitacionais e uma fazenda para reabilitação de dependentes químicos. Penso que este é o verdadeiro enfoque que deveria ter o evangelho já que Jesus sempre procurou referir-se a igreja com as expressões “cidade na colina”, “luz nas trevas” e “pitada de sal na carne”.

Não podemos nos furtar a responsabilidade de formadores culturais por onde quer que passemos e isso implica estar atento ao que a sociedade espera de cada um de nós individual e coletivamente. Dias atrás estava em uma conversa com dois bons amigos e tocamos no tema “Marcha para Jesus”, uma encontro evangélico que acontece em muitas cidades em que cristãos andam pelas ruas com bandeiras e hinos de louvores ao Senhor e que aconteceria em nossa cidade. Foi aí que um de meus amigos respondeu: “Respeitarei a Marcha para Jesus quando esta for em direção às favelas, para ajudar o oprimido, para dar pão ao que passa fome”. Será que estamos fazendo bem nosso papel na sociedade? Será que mudar o enfoque de nossas igrejas atualmente não se faz necessário?

Recentemente o pontífice da igreja católica pediu desculpas por uma série de atos cometidos durante anos com o aval da santa madre igreja. Anos de torturas, roubos e mortes em nome de Deus. Nós protestantes não ficamos muito atrás. Nos últimos 150 anos em nome de Deus e de uma suposta e insossa pureza, igrejas protestantes renomadas foram cúmplices de assassinatos, genocídios e segregação o que geraram evidentemente desculpas públicas por parte de várias denominações espalhadas pelo mundo. Pergunto-me do que nos desculparemos dentro de 200 anos? Será que nossa apatia diante dos flagelados, oprimidos, necessitados e da exploração do pobre não constitui crime?

De uma coisa tenho certeza: Espero que em seu grande dia, Jesus tenha mais misericórdia conosco do que estamos tendo com seus filhos.


0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações