Filemon é o segundo livro mais curto na Bíblia (Obadias tem 4 versos a menos), mas foi tópico de debate a algumas poucas centenas de anos atrás nos Estados Unidos. Pessoas em ambos os lados da escravatura usavam o livro de Filemon para provar que estavam certos. Apenas mais um exemplo de como você pode distorcer a Bíblia pra apoiar praticamente tudo. De fato, eu conheço um idiota que acha que terão árvores de pipoca no céu baseado em como ele lê a Bíblia.

Filemon: O Resumão

Caso você não tenha lido Filemon e não quer levar 2 minutos lendo todos os 25 versos, aqui vai a essência dele. Paulo está na prisão. Ele se tornou brother de um cara chamado Onésimo que era escravo de Filemon. Não fica claro no livro, mas parece que a maioria das pessoas acham que Onésimo era um escravo fugitivo, tendo escapado de Filemon. Paulo escreve a Filemon e diz que está enviando Onésimo de volta pra ele.

Enquanto eu leio isso, é estranho pra mim que qualquer pessoa possa chegar em qualquer conclusão definitiva sobre os pensamentos de Paulo a respeito da escravidão baseado apenas nesse livro. Esse simplesmente parece não ser o ponto. Se você quer saber o que a Bíblia fala a respeito da escravidão (ou qualquer coisa) parece que o ponto inicial deveria sempre ser Jesus. Ele disse que os dois maiores mandamentos são 1) amar a Deus e 2) amar o próximo como a si mesmo e então ele personificou esse amor morrendo por seus inimigos. Com algumas coisas, tipo ‘como lidar com hipocrisia na igreja’, os dons do Espírito Santo ou se vamos ter árvores de pipoca no céu ou não, nós talvez tenhamos que cavar mais e achar ensinamentos e princípios mais específicos de Paulo e outros apóstolos. De qualquer forma, se estamos falando de coisas como escravidão ou violência, eu realmente não acho que precisemos cavar mais profundo do que a vida de Jesus e de suas palavras.

(Palavra é uma série de designs para livros da Bíblia. Esse é o Palavra: Filemon.Descubra mais sobre Palavra. via Jim LePage.

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações