A Sombra ameaçadora do cruel monarca assírio pairava densamente sobre os outros impérios e reinos menores do Oriente Médio. Toda a área estava agitada com conversas sobre conspiração e confederação. (Is 8.9-13). No Norte, o Israel apóstata logo seria vítima dessa intriga internacional, ao passo que no Sul, os reis de Judá reinavam precariamente. (2Rs 15-21) Novas armas de guerra vinham sendo desenvolvidas e postas em uso, aumentando o terror dos tempos. (2Cr 26.14,15) Para onde era preciso voltar-se em busca de proteção e salvação? Embora o nome de Deus estivesse nos lábios do povo e dos sacerdotes no pequeno reino de Judá, seu coração se desviara para outras direções, primeiro para a Assíria e depois para o Egito. (2Rs 16.7; 18.21) Desvanecia a fé no poder de Deus. Quando não se tratava de grosseira idolatria, prevalecia o modo hipócrita de adorar, baseado no formalismo e não no verdadeiro temor de Deus.

Era cerca de 740 aC, ano em que o leproso Rei Uzias morreu. (Is 6.1-8) O nome Isaías significa “Salvação de Jeová", Desde o início até o fim, a profecia de Isaías sublinha este fato: que Deus é salvação. 

O Isaías era filho de Amoz (não deve ser confundido com Amós, outro profeta de Judá). (1.1) As Escrituras não dizem nada sobre o nascimento e a morte dele, embora a tradição judaica diga que ele foi serrado em pedaços por ordem do iníquo Rei Manassés. (Compare com Hb 11.37.) Seus escritos mostram que residia em Jerusalém com a esposa, uma profetisa, e com pelo menos dois filhos que tinham nomes proféticos. (Is 7.3; 8.1- 3) Serviu durante o tempo de pelo menos quatro reis de Judá: Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias; evidentemente começando por volta de 740 aC (quando Uzias morreu, ou possivelmente antes disso) e continuando pelo menos até depois de 680 aC (o 14° ano de Ezequias), ou não menos que 46 anos. Já havia também assentado por escrito, sem nenhuma dúvida, a sua profecia por volta desta última data. (1.1; 6.1; 36.1). (Trabalhou para um rei e foi morto por outro). 

Um profeta urbano que andou três anos pela cidade, nu e descalço, para enfatizar uma convicção política (imagine como a imprensa trataria um caso desses hoje). 

Longe daquele estereótipo de gente apontando o dedo para todo o mundo, descobri que o profeta e um escritor mais “moderno” que se possa imaginar. Capitulo após capitulo, trata dos mesmos assuntos que pendem sobre nosso século: o silencio de Deus, desigualdade econômicas, injustiça, guerras, a aparente soberania do mal, o sofrimento insistente que aflige nosso mundo. 

Nos dias de Isaías, por exemplo, tiranos como Senaqueribe e Sargão da Assíria dominavam as manchetes, e a historia parecia de fato girar em torno deles. Quando o exercito assírio marchava pela Judéia, todo o mundo tremia de medo – todos menos Isaías, isso porque com uma visão moral e profética, ele zombou dos governantes assírios como atores de um drama, instrumentos temporários que Deus estava usando para depois jogar fora. Com sátira contundente, Isaías decretou um julgamento moral contra todos os grandes chefes políticos. O capitulo 14 deveria ser inscrito na lápide de cada tirano da história, de Senaqueribe a Nabucodonosor, de Hitler a Stalin e Pol Pot.

Juliano Fabricio 

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações