Deuteronômio é o quinto livro da Bíblia, vem depois do Livro dos Números e antes do Livro de Josué. Faz parte do Pentateuco, os cinco primeiros livros bíblicos, cuja autoria é, tradicionalmente, atribuída a Moisés. É um dos livros do Antigo Testamento da Bíblia.

Contém os discursos de Moisés ao povo, no deserto, durante seu êxodo do Egito à Terra Prometida por Deus. O nome é de origem grega e quer dizer segunda lei ou repetição da lei (Dt 17,18).

Os discursos contidos nesse livro, em geral, reforçam a idéia de que servir a Deus não é apenas seguir sua lei. Moisés enfatiza a obediência em conseqüência do amor: "Amarás a Jeová teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e com todo o teu entendimento". Também é enfatizado o "caminho da bênção e da maldição", no qual Deus previne o povo a seguir seus mandamentos, pelos quais o povo ou seria abençoado, ou receberia maldições (porém, caso se arrependesse e voltasse a seguir de coração a Deus, ele se arrependeria e perdoaria o povo).

Nesse contexto Deus tinha um hebreu de pura linhagem, magistralmente instruído quanto às técnicas de liderança dos egípcios, totalmente capaz de sobreviver no deserto. O tempo de libertar o povo de Deus tinha chegado. Agora é tempo de convencer Moisés e Faraó...Esse livro relata também a primeira pessoa que a Bíblia apresenta realizando milagres.

Moisés, o herói mais solitário e mais poderoso da historia bíblica. A amplitude de sua tarefa e a abrangência de sua experiência exigem nossa admiração, nossa reverência, nossa estupefação. Moisés, o homem que sozinho mudou o curso da historia; seu surgimento tornou-se o ponto decisivo. Depois dele, nada foi igual.

Não admira que ele ocupe lugar tão especial na tradição dos judeus.
Seu entusiasmo pela justiça social, sua luta pela libertação nacional, seus triunfos e frustrações, sua inspiração poética, seus dons como estrategista e seu gênio organizacional, seu relacionamento complexo com Deus e com o povo de Deus, suas exigências e promessas, suas condenações e bênçãos, as suas explosões de raiva, seu silencio, seus esforços para conciliar lei e compaixão, autoridade e integridade – ninguém, nunca, em lugar algum, conquistou tanto para tantas pessoas em áreas tão diferentes. A influência dele é ilimitada, ecoa alem do tempo. A lei tem o seu nome, o Talmude é só o comentário dela e a Cabala só comunica o seu silêncio. Enfim ele era pregador, historiador, soldado, profeta, juiz, político e sacerdote daquele povo.

Depois de Moises, nada foi igual. Um homem veio para defender o seu povo, e com uma boa razão. Adotado por uma mãe do império (pausa para reflexão... o judeu era muito preconceituoso... mais isso tiveram que engolir... Moisés só teve figuras femininas na sua criação, pelo menos a Bíblia deixa isso claro...), punido por dar vazão ao seu impulso, sentenciado a peregrinar quarenta anos pelo deserto, perdoado, restaurado, escolhido a dedo para uma tarefa impossível, acompanhado pela presença irresistível de Deus a cada passo – a historia pessoal de Moisés reproduz, em miniatura, a historia de seu povo. Foi importante, pois passou a mensagem de Deus ao povo sem diluí-la nem contradizê-la.

Para terminar... E só para ficar bem registrado...A cena da transfiguração de Jesus contem um fato que muitas vezes passa despercebido aos cristãos, mas é significativo para qualquer judeu. Naquele momento de misericórdia, Moisés finalmente concretizou o sonho de sua vida. Ficou de pé no topo de uma montanha bem no meio da Terra Prometida. De fato, Deus se lembra dos que são pó, os mais humildes e os mais ilustres.

PS: Nunca leia Êxodo sem ler Deuteronômio.

Juliano Fabricio

1 Comentários - AQUI:

  • Olá Juliano!

    Este post está muito interessante. Permita-me fazer um adendo: Moisés teve dois sonhos realizados no episódio da transfiguração. Além de pisar na terra prometida, ele viu Deus face a face através de Jesus.

    Estou sempre por aqui.

    Forte abraço e Feliz 2012!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações