Você acha que com um nome desses: Juízes, este livro seria sobre pessoas realmente inteligentes que ajudaram a resolver desentendimentos. Assim era o Tribunal do Povo Judeu. Com certeza não seria tão sangrento quanto Josué, certo? Errada. A Israel antiga tinha uma definição um pouco diferente (e muito mais violenta) da palavra "juiz".

Olhe para a historia de Sansão (o nazireu) por exemplo, provavelmente o mais popular dos "Juizes". Na infância eu sempre me lembrava de ouvir histórias sobre como Sansão foi heróica, e como Deus lhe deu força física extraordinária. Quando eu leio sobre isso agora, fico impressionado com a sua estupidez. Ele era basicamente um ogro mudo e um brutamontes sem cérebro. Se eu o conhecesse naquela época, provavelmente o chamaria de "imbecil" ou alguma outra palavra com mais de duas sílabas, porque ele seria muito estúpido para saber o que isso de fato significaria.

Sansão matava qualquer coisa que passasse na sua frente (lembrei do Groo o errante com o seu famoso bordão
"Groo faz o que Groo faz melhor!"), ele realmente teve grandes embates com os filisteus e eliminou grandes grupos deles em várias ocasiões. A Bíblia diz tambem que Sansão matou de uma vez mil filisteus com uma queixada de burro. Caramba!

No entanto, Sansão tinha um ponto fraco com mulheres que o levou à sua prisão eventual. Assim ele acabou se casando com uma mulher filistéia chamada Dalila e ela o  seduziu para que contasse o segredo de sua força (nunca cortar o cabelo).

Sansão fez e diz algumas coisas malucas (Groo). Estão aqui algumas das minhas favoritos:

Em um dado momento ele diz isso aos seus pais: "Eu vi uma mulher em Timna; agora vou levá-la para mim, como minha esposa." Em seguida, vou lavar o meu carro e  fazer um sanduíche! (OK, eu inventei essa última parte.)

Antes de Dalila, Sansão se casou com uma outra mulher e na festa de casamento ele diz  um enigma a 30 companheiros. Eles descobriram a resposta na trapaça (convencendo a mulher de Sansão a enganar seu marido e tirar dele a resposta do enigma). Eles respondem como qualquer um ... Então Sansão vai para a próxima cidade, mata 30
ascalonitas completamente diferente, toma suas roupas e as entrega para os 30 companaheiros que o enganaram para obter a resposta para o enigma. Então, ele dá a sua esposa para algum outro cara e deixa a cidade. Vamos lá, eu acho... Será que essa cara é normal????
    
Ele volta à cidade para ver sua esposa (sim, a mesma mulher que lhe deu o fora) e descobre que ela está com alguém (provavelmente porque ele simplesmente foi embora). Novamente, como a maioria das pessoas nunca faria numa situação como essa, Sansão amarrou 300 raposas em pares, colocou fogo em suas caudas e as deixou correr soltas nos campos, queimando toda a cadeia alimentar dos filisteus.
    
Como eu mencionei, Sansão se casou com outra mulher filistéia chamada Dalila. Os filisteus novamente levaram ela para perguntar a ele o segredo de sua força. Ela literalmente pediu a Sansão "Diga-me o segredo da sua grande força e como você pode ser amarrado e subjugado." Para a maioria das pessoas, essa pergunta em si mesmo seria uma bandeira vermelha. Não para Sansão. Na primeira Sansão brinca e diz a Dalila que para ser subjugado deveria ser amarrado com sete cordas de vimes frescos. Os filisteus tentaram e nada. Ele diz em outra oportunidade que as cordas deveriam ser novas. Os filisteus tentaram e nada novamente. Outra vez ele diz: É so fazer tranças no meu cabelo. Dalila não vendo qualquer solução, e já sem argumentos, adivinha o que acontece???? O ogro do Sansão abre o jogo e finalmente diz a Dalila que ele pode ser subjugado tendo seu cabelo cortado. Você pode imaginar a surpresa de Sansão, quando os filisteus cortam o seus cabelos e o leva prisioneiro.

Em todos esses acontecimentos, Deus continuou trabalhando com Sansão - e isso é incrível para mim. Se Deus teve toda essa paciência com Sansão e com todas as suas más escolhas, acredito que essa é a mesma e suficiente paciência que Ele tem para mim e para você.

Juízes é tão violento, ficarei feliz se  no livro de Rute moresse menos de 100 pessoas. Até a próxima.

Adaptação e tradução: Juliano Fabricio (#Word [Palavra] é uma série de designs para livros da Bíblia). Descubra mais #Word.

1 Comentários - AQUI:

  • O melhor da bíblia é que ela não esconde os erros das pessoas ali escritos e se tem "Heroes" foram os homem quem fizeram, e no caso de Sansão a melhor parte não é sua vida mas sim sua morte, pois mais vale acabar bem do que começar, "reconciliar-se" com Deus no Deus no final nos mostra isso.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações