O homem na foto já passou fome, foi tido como inimigo de Deus e da pátria, e hoje é considerado ícone e pensador notável da história da pedagogia mundial.

O sofrimento que experimentou trouxe força a seus ideais. Tornou-se secretário de educação e coordenação geral do "plano nacional de alfabetização de adultos". Acima da educação na letra, Paulo Freire visava o formação crítica da sociedade e o desenvolvimento da consciência dos que classificava como oprimidos.

Sua maior preocupação era o que chamava de "cultura do silêncio". A condição de ignorância e de passividade na qual são submergidas as grandes massas. Com frases como: "os negros no brasil nascem proibidos de ser inteligentes.", Paulo idealizava a conscientização dentro de um processo educacional que faz com que o sujeito primeiramente perceba com exatidão sua realidade e depois atue para transformá-la.

Permita-me ampliar um pouco mais o raciocínio, vale à pena. Paulo contrastava duas visões de educação. a primeira: a "
educação narrativa", assim chamada pois envolve o conceito de um narrador (professor) e os objetos pacientes que escutam (alunos). Nela os alunos são meros receptáculos do saber. Recipientes sem luz preenchidos por comunicados do professor, não por comunicação propriamente estabelecida. A educação torna-se o ato de depositar. A relação é entre depositório e depositor. Esse é o conceito de "depósitos bancários" da educação. Já o conceito alternativo chama-se "postular problemas" e não "fazer depósitos". A situação proposta é um diálogo, no qual professor e aluno juntos confrontam a realidade e ajudam-se mutuamente a refletir e interagir com a realidade de modo crítico.
Em seu famoso livro "pedagogia do oprimido", uma citação resume muito bem as idéias acima: "ao passo que a educação "bancária" anestesia e inibe o poder criativo, a educação da postulação de problemas envolve o desvendamento constante da realidade. aquela procura manter a submersão da consciência; esta esforça-se em favor da emergência e da intervenção crítica na realidade."

Paulo Freire me ensina mais do que conceitos sociais de educação. Este paradoxo ocorre também em nossa realidade espiritual. As igrejas estão repletas de "recipientes" passivos em busca de mero preenchimento. "Cristãos depositários" que passam pela vida sem estabelecer comunicação e interação eficaz com o Depositor. Sem a percepção da realidade é impossível transformá-la. na "teologia de Paulo freire" é necessário o
desvendamento constante da realidade e uma intervenção crítica atuante. Aluno e Mestre trabalhando juntos para transformar.

Será que o texto necessita mesmo de aplicação? Que você possa postular seus problemas e aplicar à consciência a ação perfeita de Deus. Estabeleça diálogo com Aquele que pode desvendar, trazer significado e transformar sua realidade hoje. Peça esta percepção a Ele e seja grato também ao marxista Paulo pelos conceitos motivadores.

"Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação." > efésios 1.16 e 17 (de um outro Paulo)

Juliano Fabricio

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações