O que eu estou chamando aqui de errante é o que caminha sem propósito, simplesmente espera a vida passar… Segundo o Aurélio: “o que erra, vagueia, nômade”. Dentro do contexto bíblico, Sansão, por exemplo, preso a moinha nos últimos anos de sua vida. Juizes 16.21, ou, como o povo peregrinando no deserto por 40 anos. Toda uma geração apenas esperando pela morte. Êxodo 16.35. 

Entendo que hoje, muitos cristãos vivem como errantes. Apenas eixando a vida passar ou simplesmente acontecer. A dinâmica da fé e da própria vida foi posto em ponto morto e, qualquer direção “tá valendo!”. Nossa sociedade moderna (ou se preferir pós-moderna) é caracterizada pela: 

DESCRENÇA. É uma sociedade cética. Indiferente as preocupações de natureza transcendental. O homem moderno é menos religioso. No Censo de 2000, 12,5milhões de pessoas se declararam sem religião, provavelmente influencia do dinheiro e do bem estar; influencia da mídia, influencia das escolas secundaristas e cursos superiores, enfim… É mais descrente porque aprendeu a viver bem sem Deus e dele não precisa! 

PLURALISMO. O nosso modo de sentir, pensar e agir tende a acompanhar a sociedade que vivemos. Ao ponto de que se quisermos ser normais nessa sociedade teremos de nos deixar secularizar. O homem moderno que é CIDADÃO DO MUNDO – não tem Pátria, sendo de todos não pertence a ninguém! Este homem pós-moderno vive numa sociedade-supermercado – sob o império das diferenças, conformou-se ao habito de escolher nas prateleiras da vida. Consumidor e consumista. São volúveies – não resiste a uma oferta, uma promoção, uma novidade; superficiais – como uma borboleta, esta sempre de passagem para a próxima flor; hedonistas – sempre o critério de escolha é o prazer pessoal, intimo e intransferível; iconoclastas – Não respeitam as tradições. Nada lhe parece digno de culto ou reverência.
O homem pós-moderno, numa sociedade pluralista, acredita que não deve satisfação a ninguém, não precisa aguentar ninguém, não aceita intromissões, não deseja relações profundas ou duradouras. É no PIOR SENTIDO, LIVRE, LEVE E SOLTA – na verdade ela é órfã! 

MIDIÁTICA. Um mundo que se familiarizou com a Internet e, questiona toda informação que não possua comprovação de credibilidade. Desconfiados… onde o relacionamento está a um “click”. Onde os vínculos são efêmeros. 

DOENTE. Goethe em 1806, escreveu a história de FAUSTO. Ela retrata a vida de um médico e intelectual alemão, que entendiado e desiludido com o conhecimento que não lhe deu significado, e com a vida que não tinha mais sentido, faz um pacto com o demônio. Mefistófeles, se oferece para atender todos os seus desejos e vontades. Então ele se entrega aos prazeres nos vinte e quatro anos que fica sem envelhecer, em virtude do pacto que fizera, assinado com seu próprio sangue. No fim desse tempo, é levado para o inferno e a morte. Essa história de Fausto é considerada um símbolo cultural da modernidade. 

A busca obsessiva pela auto-realização tem levado o ser humano a pagar um peço muito alto para consegui-la. Neste vale-tudo da satisfação imediata, as pessoas se entregam sem limites e sem controle: Seja a dieta, ao sexo, ao consumo, a malhação… Tudo é feito com intensidade, sem uso da razão ou do bom senso, e com um custo espiritual, emocional e físico muito elevado. Corpo e alma são expostos a demônios modernos. O nome dessa doença? PECADO. 

O convite bíblico é para uma PEREGRINAÇÃO. “Não vos conformeis a este mundo”, é uma das propostas. E para trocarmos o status de Errante para Peregrino, proponho: 

1. A Prática de uma fé integra e bíblica.
Isso implica, não só acreditar nas promessas, mas nas exigências do evangelho. 

2. A ênfase da nossa apologética.
Estudar a Bíblia com profundidade e critério, a fim de possuir e oferecer argumentos sólidos sobre a veracidade e relevância do cristianismo e da visão cristão sobre a vida. 

3. Viver com coerência.
Coerência entre fé e conduta, lembrando que os exemplos valem mais que muitas palavras. 

Precisamos de um renovado empenho em testemunhar nossa fé e nos mantermos relevantes no mundo. 

Juliano Fabricio Via

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações