O nome de Oséias, como os de Josué e Jesus, provenientes da mesma raiz hebraica, significa “salvação”, “ajuda” e “libertação”. É provável que o profeta fosse natural de Israel do Norte, segundo indicam suas freqüentes alusões ao Líbano, Samaria, Betel, Jezreel e Ramá. Como um filho do campo, como um rústico, Oseías sacou muitas de suas pequenas e encantadoras figuras do lar, do horto e do rancho, conforme os versos Oséias 4:16; 7:4-8; 8:7; 10:11; 11:4; 13:3,15; 14:7.

Cada vez, Deus promete nunca desistir, sempre amar. E nenhum profeta expressa essa imagem de forma mais clara que Oséias. Exatamente durante o anúncio de uma série de ameaças, Deus parece desmoronar-se e deixar escapar uma declaração de amor:

“Como te deixaria, ó Efraim?

Como te entregaria, ó Israel? [...]

Está comovido em mim o meu coração,

Todas as minhas compaixões à uma se acendem”

Como se as palavras não fossem suficientemente fortes para expressar as emoções, Deus pede a Oséias que faça ele mesmo a representação de uma parábola deplorável. Somente ao vivenciar esse drama Oséias poderia entender e depois aplicar aos outros um pouco do que Deus sentia ao ver que seu povo o rejeitava. Oséias casa-se com uma mulher chamada Gômer, que lhe dá três filhos e depois o deixa por outro homem. Ela trabalha como prostituta e aí Deus dá uma ordem dura a Oséias: “Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo, e adúltera, como o Senhor ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses, e amem bolos de passas”. No coração do profeta esta um Deus que intencionalmente se entrega ao poder incontrolável e irresistível do amor.

Como diz Abraham Heschel: “É impressionante o pensamento de que Deus seja sublime demais para se deixar tocar por fatos deste planeta insignificante, mais isso procede da linha de raciocínio sobre Deus que deriva da abstração” – e com certeza não é uma linha de raciocínio oriunda de um profeta. Um profeta e a revelação mais vigorosa da personalidade de Deus.

Oséias nos ensina uma lição geral de valor permanente: que a corrupção interior de uma nação coloca a sua existência em maior perigo do que os seus inimigos. Outra lição semelhante, estreitamente relacionada com esta, é que o patriota mais fiel é aquele que, como Oséias, identifica-se com o seu povo, sentindo tristeza por suas calamidade como se fossem suas, arrependendo-se dos seus pecados, como se ele próprio os tivesse cometido. A mensagem de Oséias, portanto, jamais se tornará obsoleta. O Deus da história antiga é o mesmo Deus da história moderna. Todos os eventos nacionais continuam sob a superintendência divina. Contudo, o Deus de Israel escolheu os Seus agentes, tanto nacionais como individuais.

A palavra hebraica “hesed”, tantas vezes encontrada o Livro de Salmos, tem uma significação muito parecida com a palavra “graça” no Novo Testamento. Ela é usada seis vezes por Oséias (Oséias 2:9; 4:1; 6:6; 10:12; e 12:6), devendo ser traduzida por compaixão, misericórdia e bondade. Por isso Oséias é considerado “O Profeta do Amor”.

Juliano Fabricio

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações