Como pessoas bem esclarecidas, que professam a mesma fé, falam do mesmo Deus e num dado momento percebem que algo está errado, consigo mesmas ou com o sistema religioso em que estão inseridos? Não há muitas pesquisas disponíveis sobre a saída/troca/mudança de igrejas na realidade brasileira, entretanto, alguns dados apontam que pelo menos 53% dos brasileiros e das brasileiras já circularam por mais de uma denominação religiosa. A mobilidade entre os evangélicos chega a quase 40% dos adeptos de igrejas pentecostais e neopentecostais, conforme Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) [se informe mais sobre isso aqui].

É óbvio, que uma pessoa tem todo o direito de se manifestar quando e como quiser, mas o objetivo deste post é ilustrar a verificação de algo “errado” e a mudança seqüente ou não a esta. O fato é que durante anos pessoas podem estar sendo “distanciadas” de Deus, por um sem número de rituais irrelevantes para a comunhão com Cristo e essa distância não é caracterizada pela instrução/educação do fiel, como pretendem alguns argumentar. Muito pelo contrário, quanto mais esclarecidos são os membros, mais ainda o “movimento” é legitimado.
De qualquer forma, algo semelhante ocorreu recentemente. Em entrevista para a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de São Paulo, a esposa de Kaká, Caroline Celico, fala sobre não seguir nenhuma religião. A ex-pastora e seu esposo confirmaram a saída da Igreja Renascer no final de 2010 sem dar nenhum detalhe. De acordo com a entrevista, Carol Celico mudou de opinião e disse que aprendeu coisas que não estavam na Bíblia. “Fui entendendo Deus de uma forma diferente. Vi que algumas coisas em que eu acreditava, ou fui levada a acreditar, não estavam na Bíblia”, confessa à “Gospel Prime” (ler aqui).

É neste ponto que quero ancorar meu argumento. Não se trata apenas de largar uma denominação por outra. É o movimento de mudar a forma como se lê (literal e conceitualmente) o papel de ser e fazer igreja. Claro que acredito que Deus pode muito bem abrir os olhos, ou melhor, o entendimento para que pessoas possam enxergar sem a ajuda de “intermediários”. Porém, como é que isso não ocorreu antes? O essencial discutido aqui não é a mudança da denominação em si, e sim as justificativas utilizadas como “motivo” para a saída.

Minha teoria (só mais uma palavra, ok?) é que o evangelho distorcido de hoje está concentrado nos números, nas quantidades, nos eventos, na unção dos líderes, nos milagres, enfim, quem vai questionar uma “Marcha para Jesus” que atrai milhares de pessoas. Se você se posiciona, logo é herege. Se você esclarece que o motivo para que tantos cantores evangélicos apareçam no Faustão não é “milagre” e sim, força da gravadora/distribuidora, certamente estamos “na carne”, num jargão próprio do meio cristão.

Por isso, esses movimentos pontuais não podem enfraquecem nossa fé. Ao contrário, devem dar ainda mais profundidade para continuar pregando os valores do Reino de Deus, sem intermediários, nem mercenários. Um Reino acessível a todos.

Levemos a Mensagem da Cruz com ou sem microfone na mão.
 
Juliano Fabricio via

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações