Melhor sofrer sendo gente do que sorrir sendo uma pedra burra.*

A afirmação acima, do filósofo contemporâneo Luiz Felipe Ponde*, diz muito a respeito de pessoas que parecem ter sido confeccionadas em uma fábrica e soltas no mundo. Na dimensão religiosa os efeitos são ainda mais gritantes, isto porquê, se confere nela – cada vez mais – um sem número de pessoas parecidas em suas expressões no ritual do sagrado.

Essa produção de cristãos limpinhos, higienizados, extremamente positivistas (tudo é plano de Deus em função do seu filho querido, no caso “nós”, cristãos), flertando com um determinismo estúpido que se verifica em frases prontas e pensamentos configurados por líderes que não compartilham A Mensagem. Ao contrário, utilizam-na como pretexto para doutrinas e filosofias tão frágeis que uma argumentação mais profunda pode desmontá-las como esculturas de areia com a próxima onda.

Mais especificamente, esse comportamento de cristão SUPER ULTRA POWER MEGA VITORIOSO contradiz o exame mais detido das palavras de Jesus sobre a realidade do mundo, as dores da alma e o sofrimento de se viver uma vida que valha a pena, sem cabrestos. Fora um sem número de canções que falam sobre como Deus tão personalizado atende exclusivamente meus desejos, sonhos, intenções. Geralmente, essa visão sobre nós mesmos (evangélicos/cristãos) nos torna “superiores” aos seculares, isto é, aqueles que não professam a mesma fé que a nossa.

Pouco menos de 20 anos atrás, líderes cristãos homogeneizavam o “rebanho” (em alguns casos tratava-os como gado mesmo) impondo desde o uso de quais vestimentas eram apropriadas, ou não, até se deveriam ter uma televisão em casa. Alguns evangélicos, atualmente, afirmam que “evoluímos”. Discordo totalmente. Isso porquê, hoje, os líderes cristãos [que são os tele-evangelistas, ministros de louvor de mega igrejas, cantores, pastores e pregadores pentecostais em sua grande maioria] dizem o que deveríamos consumir, qual a versão da bíblia é mais próxima do original (!), quais CD's são mais espirituais, quais DVD's do mais “santo” pregador devemos ver/ouvir, e, pasmem, quais frases positivistas e deterministas devemos usar em todas as situações: "Deus está no controle", “Todas as coisas cooperam para o bem”, "Tudo vai mudar, as portas vão se abrir”, “Eu sou mais que vencedor”, “O inimigo está debaixo dos meus pés”, entre muitos outros mantras.

É óbvio que não questiono o valor da bíblia, da palavra revelada, basta ler os outros artigos deste blog para conferir o que digo. O problema em questão é a utilização de frases prontas (por mais que estejam na bíblia) para distorcer a realidade na qual estamos inseridos. Neste sentido, já estamos vendo os frutos desta doutrinação, quer dizer, geração: cristãos mimados que não entendem a verdade, tapam os ouvidos para a palavra, calam-se diante das injustiças e violência social e mais que isso, fecham-se em guetos (igrejas) para benefícios próprio: cultos para nós, festas para nós, escola bíblica para nós, eventos para nós...enquanto isso, do outro lado da rua...

Por isso, a afirmação de Pondé me parece lógica: Melhor sofrer sendo gente do que sorrir sendo uma pedra burra.

Juliano Fabricio via

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações