Esta é a breve história de um homem que queria ajudar o mundo, mas não sabia como por sua ideia em prática. 20 anos depois, o quase-perfeito sistema de distribuição da Coca-Cola e a a incrível capacidade de engajamento do Facebook permitiu que o sonho se tornasse realidade.

A história do ColaLife começou na década de 80 quando o britânico Simon Berry trabalhava na Zâmbia para o governo britânico. A ideia era simples, mas muito difícil de ser implementada: fornecer medicamentos para mães tratarem seus filhos pequenos e, assim, diminuir as altíssimas taxas de mortalidade infantil. O problema era como fazer isso em um país com infra-estrutura precária. A solução: utilizar o mais incrível sistema de distribuição que uma empresa já teve, o da Coca-Cola.

Desde pequeno eu ouço dizer que é possível beber Coca-Cola em qualquer lugar do mundo, “pode não ter água, mas Coca tem”. Simon percebeu que se aliar a uma das melhores empresas do mundo era o melhor jeito de tornar seu sonho realidade. Mas havia outro problema: como chegar à Coca-Cola sendo uma pessoa física e desconhecida? Somente 20 anos depois, Simon conseguiria isso através de outra empresa, o Facebook. Na rede social, ele conseguiu o apoio de muitas pessoas que se juntaram à causa e o levou à grande emissora BBC, daí para conseguir o apoio da Coca-Cola, UNICEF e SABMiller não foi muito difícil.

Este ano, o ColaLife entra em fase de testes na mesma Zâmbia que originou a ideia 20 anos atrás. Através sistema de distribuição da empresa, a população terão acesso aos kits chamados ADK de combate à diarréia. No entanto, fazer os kits chegarem às mães é mais difícil do que parece, parte do trajeto tem que ser via transporte local como bicicleta e ônibus sustentados por empreendedores da região. Além disso, a ColaLife trabalha direto com os pequenos varejistas que irão vender os kits em mercados e lojinhas locais, instruindo-os para que possam auxiliar as mães no uso dos medicamentos. Você pode estar pensando “vendidos?”, isso é outra coisa que faz do ColaLife um case extraordinário e por isso que trouxe ao Pequeno Guru.

Seguindo o lema de não dar o peixe, mas ensinar a pescar, Simon Berry quer atacar a fonte de todos os males africanos: a falta de recursos. Ele estima que se a taxa de mortalidade infantil cair 5%, a economia do país crescerá 1% a mais por ano na década seguinte. Outro detalhe é que os pequenos varejistas serão pagos por comercializar os kits, mais uma vez com a ajuda da tecnologia, através de um sistema via celular. Enquanto mães pagarão o preço de custo. Simon explica melhor: “Se distribuirmos gratuitamente o kit, sabotaremos as cadeias de suprimentos existentes. Não queremos isso. Queremos fortalecer a cadeia de suprimentos local baseada em microempreendedores.”

Sonho, perseverança e visão. Essas são as lições que podemos aprender com a história de Simon Berry, um homem que há muito tempo quer melhorar o mundo e só agora conseguiu, graças às mídias sociais, à eficiência de uma empresa e milhares de apoiadores no mundo todo. Às vezes, é preciso esperar até que o mundo desenvolva o suficiente para comportar nossa ideia. Às vezes, o que falta é visão para enxergar que não precisamos criar tudo sozinho porque alguém já fez, tudo que precisamos fazer é encontrar esse alguém, unir pessoas e conciliar interesses.

Se você tem um sonho que lhe persegue há tempos, considere novas abordagens. Como diz o slogan da ColaLife: construindo alianças improváveis para salvar vida de crianças. Simon tornou o improvável possível. Você também pode.

[Leia uma entrevista com Simon Berry] via
 

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações