Segundo o teólogo suíço Hans Küng, ele afirma em seu livro Religiões do Mundo - em busca dos pontos comuns, que: “Não haverá paz entre as nações, se não houver paz entre as religiões”. Partindo dessa afirmação, é de total importância entendermos antes de tudo, os três grandes movimentos de diálogo entre as religiões existentes nos dias atuais. 

O primeiro movimento é chamado Ecumenismo, esse movimento teve suas bases e diretrizes lançadas dentro da Igreja Católica, buscando estabelecer uma busca de unidade entre as principais correntes cristãs no mundo, a igreja católica romana, a ortodoxa e a igreja protestante. Do ponto de vista cristão, podemos dizer que o ecumenismo, consiste num movimento entre as diversas denominações cristãs, na busca do diálogo e da cooperação comum, buscando a superação das divergências históricas e culturais. O ponto fundamental e comum entre as religiões cristãs, é o acontecimento Jesus, sendo este considerado o Deus dos cristãos.

O segundo movimento, é chamado Coexistência, segundo o dicionário Michaelis, essa palavra significa existir simultaneamente, ou seja, o que vive junto. O objetivo principal desse movimento, é tentar estabelecer uma relação pacífica entre as três religiões monoteístas, o cristianismo, judaísmo e o islamismo, a partir da mesma origem aceita pelas três. Segundo os pesquisadores do movimento da coexistência, afirmam que essas três religiões, possuem a mesma origem histórica, todos seus seguidores, foram filhos de Abraão, aquele homem rico que viveu em Ur dos Caldeus por volta do século 21 a.C. e que foi escolhido por Deus para que a partir dele, fosse formada uma grande nação. Deus o ordenou que deixasse sua pátria e sua parentela para descer e viver em outra terra e além disso, prometeu muitas bençãos, para ele e para toda a sua descendência. Na verdade, não existe uma religião que carrega o nome de Abraão, porém, foi ele quem trouxe a base da crença em um só Deus, sobre o qual o judaísmo foi estabelecido mais tarde, por Moisés. A partir da linhagem de abraão surgiram as decendências que deram origem as três religiões monoteístas, a primeira, fruto do relacionamento de Abraão com Agar, que gerou Ismael, que desse descendeu Maomé (islamismo), do segundo relacionamento, com Sara sua esposa, descenderam Moisés (judaísmo) e Jesus (cristianismo), formando assim o escopo dos três grandes líderes das três religiões monoteístas.

O terceiro e o mais desafiador movimento atual, se chama, movimento do Diálogo Inter Religioso. Esse movimento partiu dos meios cristãos para suas relações com outras religiões não cristãs. Esse movimento é considerado como o grande desafio apresentado hoje à igreja, de um modo particular no mundo, tanto para os que aprovam quanto para os que reprovam. O diálogo inter religioso tem como principal objetivo, o respeito perante outras religiões, seus credos e costumes.

Para que realmente exista um relacionamento harmônico entre as diversas religiões, é necessário em primeiro lugar, que as pessoas se desprendam um pouco das suas vestes institucionalizadas, e passem a realizar a experiência do amor universal, essa que está acima de qualquer religiosidade, como Jesus nos mostra na bílbia através do mandamento, “Amarás a Deus de todo o teu coração e ao teu próximo como a ti mesmo”. A partir dessa experiência, devemos também deixar de lado as questões dogmáticas, que de nada servem quando a questão é a harmonia entre os povos, afinal de contas, as religiões que mais criaram barreiras e mais fomentaram sangrentas guerras, foram a religiões monoteístas, fazendo como vítimas de suas fortes convicções, os demais povos tribais, orientais e animistas. E por final, estabelecer maior respeito sobre as mais diversas culturas e etnias, respeitando seus mitos e tradições.

Reflita você também!

Juliano Fabricio via

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações