Quando comecei a viver com Cristo não sabia nada de nada e achava que era interado de tudo que há na vida. Um adolescente que se achava rebelde. Por pensar que já havia visto de tudo, tomei decisões com idéia de que seriam imutáveis. O tempo tem mostrado, no entanto, que as coisas não são bem assim para mim e para muitos cristãos que também começaram a caminhada de fé na adolescência, sobretudo para alguns dos amigos mais próximos. Viver é negócio muito perigoso, nas palavras de Riobaldo (do livro Grande Sertão: Veredas).

É muito fácil deixar de sonegar imposto quando não se paga imposto. É muito fácil não ter lucro desonesto com o dinheiro do chefe quando não se tem dinheiro do chefe sob sua responsabilidade. Mas tudo muda quando se cresce. Vale como exemplo a situação de uma mulher muito atraente estar de olho em você e parecer não querer apenas sair de mãos dadas pelo shopping. Começa a pesar ter de viver honestamente sob a autoridade de um governo corrupto. Não é fácil crescer e ter de viver princípios.

Parece que vivemos uma brincadeira de ser cristão na adolescência, um grande desafio de manter os princípios na juventude e agora na fase adulta estar diante das verdadeiras dificuldades e sem a névoa do romantismo de um mundo paralelo que se mostrava tão real há alguns muitos anos. Decisões, Deus e eu. Não há mais a cobrança de perto do líder, afinal, virei adulto e teoricamente já sei o que é melhor para mim. Não há tanta pressão dos amigos porque simplesmente a grande maioria está na mesma situação e já não tem tanta liberdade para cobrar como no passado. A consciência já não é tão sensível porque as pessoas à volta vivem um padrão tão mal de vida que qualquer benefício de viver algo do cristianismo já se apresenta como excelente.

No ano passado tive um papo marcante sobre “agora é hora de ver quem vai ser cristão e quem vai cair fora”. Há alguns dias voltei a ter uma conversa desse tipo, desta vez com o amigo que me apresentou o evangelho. Apesar de rápida, ele me disse, em suma, que quando mais novo acreditei em um projeto de vida que outros viviam e me contavam e que agora chegou a hora de escolher viver ou não o meu projeto de vida e escolher se quero ou não estar ao lado de Cristo na caminhada que segue.

O que vejo à frente (e talvez atrás e ao lado também) é uma debandagem geral entre os cristãos que cresceram e se tornam adultos. Há o risco de que aconteça algo que considero pior: muito cristão nominal brincando de freqüentar grupo de estudo da Bíblia, reuniões e um ou outro acampamento.

O que fazer?
Esta pergunta tem me incomodado quando penso em mim e nas pessoas que amo. Ainda tenho muito o que aprender sobre vida, tenho buscado o caminho todos os dias e ainda não conheço uma receita infalível. Tenho a adiantar que a companhia de velhos e novos amigos sinceros que estão igualmente preocupados e dispostos a lutar para viver ao lado de Cristo me faz bem. São pessoas que, como no início, lêem a Bíblia como se fosse a palavra de Deus e falam com ele como se realmente estivesse disposto a ouvir.

Se você já chegou nesta fase
e quiser compartilhar algo que possa ajudar a mim e à minha geração de irmãos em Cristo, sinta-se intimado a fazê-lo. Se não, deixe também seu comentário a respeito.

Juliano Fabricio

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações