A maior parte de Habacuque é uma reclamação a Deus em voz alta, começando com palavras que ecoam na boca de céticos modernos.

“Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Ou gritarei a ti: Violência! E não salvarás? Por que me fazes ver a iniqüidade, e a opressão?”

O nome Habacuque significa “abraço” ou significando que ele foi “abraço por Deus” e desse modo, fortalecido por Ele para sua difícil tarefa, ou “abraçando outros”, dessa maneira encorajando-os nos tempos de crise nacional. O profeta está imbuído de um senso de justiça, o qual não o deixará ignorar a violenta injustiça existente em volta dele. Ele também aprendeu a necessidade de levar as questões mais importantes sobre a vida para Aquele que criou e redime a vida.

Habacuque viveu durante um dos períodos mais críticos de Judá. Seu país havia caído do auge das reformas de Josias para as profundezas do tratamento violento de seus cidadãos, medidas opressoras contra o necessitado e a ruína do sistema legal. O mundo localizado ao redor de Judá estava em guerra, com a Babilônia levantando-se em ascensão sobre a Assíria e Egito. A ameaça de invasão do Norte foi adicionado à desordem interna de Judá. Habacuque, provavelmente, tenha escrito durante o intercalo entre a queda de Nínive, em 612 aC e a queda de Jerusalém, em 586 aC.

O Livro de Habacuque dá um relato de uma jornada espiritual, contando sobre a trajetória de um homem da duvida à adoração. A diferença entre o início do Livro (1.1-4) e o final do livro (3.17-19) é impressionante.

Enfim... Habacuque foi um homem com perguntas. Especificamente, perguntas para Deus. Nos dias do Antigo Testamento, as pessoas não tinham o habito de questionar abertamente a Deus tanto assim. Você nunca sabe quando pode fazer uma pergunta errada e ser transformado em sal ou a terra literalmente se abrir e engolir você, consegue imaginar? Mas Deus realmente responde às perguntas de Habacuque e o envolve em um diálogo.

A primeira pergunta é uma bastante comum. Basicamente, ele pergunta: "se você é todo-poderoso, por que você permite que tantas coisas ruins aconteçam?" Deus diz: "Ótima pergunta! Israel está sendo desobediente e eu vou enviar os caldeus para castiga-los. "Os caldeus estão indo para julgar Israel? Você está falando sério, meu Deus? Eles são ainda piores do que nós! "Deus dá uma resposta mais direta neste momento.

Depois de sua conversa com Deus, Habucuque decide cantar. Mesmo que ele não conseguiu todas as respostas que estava esperando, Habucuque proclama sua confiança em Deus através da música. Um verso se destacou para mim:

"Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia". Habacuque 3:2

Eu amo a concisão desse canto. Poucas palavras que dizem muito. Se eu soubesse alguma coisa sobre a poesia, eu diria que é "poético".

Obs: Sem contar que de quebra o cara teve de DEUS a primeira idéia a respeito do Outdoor... cofira: “Então o SENHOR me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo."  Habacuque 2:2

Juliano Fabricio

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações