imagem: verdadesparticulares
Quem nunca viu aquele quadro com o rosto da Marilyn repetido em cores diversas?

Andy Warrol quando recriou o olhar fotogênico dela, levantou uma lebre inquietante; Quem é essa pessoa? Qual a diferença desse sorriso pra uma lata de Coca-Cola? O que é Marilyn se não um mero símbolo?

O Senhor Warrol vivia na época da mass midea (mideas de massa), onde os “programadores de mentes” como grandes emissoras produtores de cinema, publicitários e jornais de grande circulação, usavam e pessoas banais, mas bonitas pra criar símbolos expressivos e vender ilusões de comportamento… Minha mãe me conta que as mulheres da época dela usavam lápis de olho pra fazer pintas no rosto como a da Marylin! Reproduziam os cabelos com mousse compravam maquiagens e tsc, tsc… Agora me diz Quem consegue imaginar essa Marylin do olhar sensual mandando bala num leite com Nescau as 7h da manhã, como olhos inchados, pantufas e camisola rosa bebê de algodão? Ou quem sabe lendo um livro de bermuda e sandália num banco de praça qualquer?

Claro que é difícil imaginá-la assim, mesmo porque essa Marylin nem mesmo existe!!! E eu penso que mostrar isso foi a proposta do Warrol! Ele repetiu aquele sorriso do mesmo jeito que a mídia faz, artificializou ao extremo e criou um símbolo, uma imagem, nada além disso! Gerando mais atenção pra pessoa possivelmente vazia e fútil que respirava por traz daquele sex appel. O grande problema é que toda uma geração se espelhou naquele mero símbolo, acreditando nele e se esforçando pra absorver aquele estilo, o que no frigir dos ovos acabou por gerar uma massa toda em conflito de identidade, por tentar ser alguém que nem mesmo existia! Uma geração que viveu refém da transitoriedade da fama de seus ícones! Afinal a Marilyn morreu e as amigas da minha mãe ainda estão ai…

A influência externa é algo pra lá de natural na nossa vida. Todos somos e nos compomos a partir de um grande aglomerado de influências! Desde ícones pop, até amigos de classe! A todo tempo somos influenciados e influenciamos de maneira inconsciente!

Dado esse fato! Eu me pergunto; Como melhorar o mundo através da minha influência?? Por mais que seja mínima? Eu penso que eu não preciso gerar grandes interferências na sociedade ou fazer um barulho extremo apontando as verdade que acredito. Muito menos tentar me fazer um mito pra ser mais interessante, modulando minha personalidade de maneira superficial… O grande valor está em ser quem eu sou e, além disso, SABER quem eu sou!

Quando um individuo absorve valores substanciais, ele começa a refletir esse valores involuntariamente e isso passa a ser uma influencia REAL e DENSA, não manipulada e superficial sobre seus círculos.

Nessa altura você já se pergunta; o que Jesus tem a ver com Marilyn Monroe e Revolução?

Jesus é o maior ícone POP de todos os tempos! Mas como uma diferença essencial, ele não era só um símbolo criado como a Marilyn! Ele não refletia conceitos manipulados, mas influenciava a network dEle com uma personalidade Real, de quem realmente sabia o que era e o que queria! Ele influenciava as pessoas com aquilo que Ele era enquanto homem! A influencia que ele teve naquelas pessoas mais próximas dele (Ele nem tinha Orkut, twitter ou Facebook) resultou no que a gente conhece hoje! De tão densa que foi sua personalidade, eu me vejo aqui, dois mil anos depois sofrendo uma influencia forte das idéias dele…

Considerando as personalidades de Andy Warrol, Marilyn Monroe e Jesus Cristo, eu acredito que não importa o que eu quero mudar, ou a qual tipo de revolução eu aderi! Eu preciso realmente acreditar no que sou, e saber quem sou! Acreditar no que eu quero e lutar por isso! De maneira crítica, avaliando sempre meus conceitos e seguindo pela coerência das coisas! Isso me torna alguém com substancia, me levando pra longe de ser só mais um símbolo criado e volúvel, a mercê da transitoriedade das minhas influencias! Muito mais perto de fazer da minha influência involuntária a revolução que eu desejo!

Saber quem eu sou e o que eu quero me faz alguém único! Por conseqüência DIFERENTE… Me faz ser a mudança que eu quero ver a minha volta!

Juliano Fabricio via

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações