Em 2 Coríntios 13:5, o apóstolo Paulo ordena seus leitores:
Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados! (NVI)
Ok, isso parece simples o suficiente. Mas o que significa examinar a si mesmo? O que você deveria estar procurando ao fazer isso? Como você sabe se você está ou não “na fé”? O que é o “exame” ao qual você pode falhar?  Eu escrevi  Am I Really a Christian? para poder ajudar a responder algumas dessas questões.
Bom, todos nós esperamos que passemos no “exame” (novamente, são palavras de Paulo, não minhas!). As escrituras nos dão algumas passagens para olhar que podem indicar que de fato nos não “estamos na fé”. Alguns exemplos:
  1. Você não é cristão se não acredita na verdadeira doutrina “Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; mas todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus.” (I João 4:2-3 – NVI)
  2. Você não é um cristão se tem prazer no pecado “Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.” (I João 2:4-6 – NVI)
  3. Você não é um cristão se você não perseverar “Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.” (I João 2:19 – NVI)
  4. Você não é um cristão se você não ama os outros “Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” (I João 4:7-8 – NVI)
  5. Você não é  um cristão se você ama mais suas posses do que Jesus “Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará.”(Lucas 9:23-24 – NVI)
Nada disso quer dizer que a nossa obediência de alguma forma ganha a salvação. Mas esses são frutos do trabalho regenerador do Espírito Santo que os autores das Escrituras claramente esperam que um cristão possa ser capaz de discernir em suas vidas.
No próximo post, será falado sobre como verdadeiros crentes podem ter certeza da fé.
Tradução: William Bessa

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações