O Novo Testamento pinta outro retrato de vida vitoriosa...
Jesus no Calvário. 

A imagem bíblica da vida vitoriosa se assemelha mais a um manquejar vitorioso. Jesus foi vitorioso não porque nunca hesitou, respondeu asperamente ou questionou, mas porque, tendo hesitado, respondido asperamente e questionado, manteve-se fiel. 

O que faz discípulos autênticos não são visões, êxtases, domínio de capítulos e versículos da Bíblia ou um sucesso espetacular no ministério, mas a capacidade de manter-se fiel. Fustigados pelos ventos volúveis do fracasso, surrados por suas próprias emoções rebeldes e machucados pela rejeição e pelo ridículo, os discípulos autênticos podem ter tropeçado e caído com freqüência, experimentado lapsos e relapsos, ter se deixado algemar aos prazeres da carne e se aventurado em territórios distantes. Mas permanecem voltando para Jesus. 

Depois que a vida traçou algumas linhas nos seus rostos, muitos seguidores de Jesus adquirem um sentido coerente deles mesmos pela primeira vez. Quando alegam modestamente: "Sou ainda um pecador, mas estou diferente", estão certos. Onde o pecado abundou, superabundou a graça. 

O retrato de Pedro, a rocha que provou ser um amontoado de areia, fala a todo pecador em todas as gerações. 

     Pedro havia construído todo o seu relacionamento com Cristo no pressuposto de que era capaz de agir da forma adequada. E por isso que foi tão difícil para ele encarar a sua negação ao Senhor. Sua força, sua lealdade e sua fidelidade eram bens fornecidos por ele ao discipulado. A falácia na mente de Pedro era a seguinte: ele cria que seu relacionamento dependia da sua consistência em produzir as qualidades pelas quais ele achava que havia angariado a aprovação do Senhor. 

     Muitos de nós enfrentam o mesmo problema. Projetamos no Senhor nosso padrão mensurado de aceitação. Toda a nossa compreensão dele está baseada num toma-lá-dá-cá de amor permutado. Ele nos amará se formos bons, éticos e diligentes. Mas nós trocamos as bolas: tentamos viver de modo a que ele nos ame em vez de viver porque ele nos amou. 

     Durante a ceia do seu amor, Jesus virou-se e disse a Pedro: "Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás". Lembra a ostentação vazia de Pedro? "Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo nenhum te negarei". Transbordando de autoconfiança, Pedro confiava em seus próprios recursos. Hoje, porém, essas palavras são uma canção de louvor a Pedro.

Sua restauração à graça mostrou ser tamanha reviravolta que seu protesto não é mais ostentação vazia, mas uma profecia da verdade inflexível de Deus. Pois Pedro iria de fato morrer para não negar o seu Mestre, e lembrará para sempre da sua infidelidade como o momento do triunfo da graça e do amor vencedor de Cristo. 

Depois de sua tríplice negação, o que aguardaria Pedro se ele tivesse sido obrigado a depender da minha paciência, da minha compreensão, da minha compaixão? Em vez de um dar de ombros, um olhar de desdém, um tabefe ou uma maldição, Jesus respondeu com o mais sutil e mais gracioso cumprimento imaginável. Ele nomeou Pedro líder da comunidade da té e confiou a ele a autoridade de pregar a Boa Nova no poder do Espírito. 

Juliano Fabricio em:
(porque Ele me amou...)

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações