Ponham vestes de luto .. e pranteiem; chorem alto, vocês que ministram perante o altar. Venham, passem a noite vestidos de luto, vocês que ministram perante o meu Deus; pois as ofertas … foram suprimidas do templo do seu Deus. (Joel 1.13)

Na Guatemala, a tribo de índios Kekchi tem uma boa palavra para arrependimento, cujo sentido é: “dói o meu coração”. Distante dali, no interior da África, a tribo Baouli tem um vocábulo talvez ainda melhor para descrever arrependimento: “dói tanto que quero desistir disso”.

Esse alerta convida os líderes religiosos a buscarem arrependimento completo, assumindo uma postura externa, mas também interior de arrependimento. As vestes de luto eram o sinal externo. Lembre que roupas, nos tempos bíblicos, não tinham costuras. Eram apenas panos sobrepostos. Por isso o cinto era uma peça de suma importância, pois segurava todo aquele tecido. Assim cingir-se significava deixar a morosidade e colocar-se de prontidão. As vestes de luto eram de rústico pano de saco para despojar-se de toda a aparência, ainda mais para os sacerdotes israelitas, que usavam vestes talares. “O faz de conta” era para ser removido. Prantear e chorar alto descreve a atitude interna, a dor que levasse a desistir do erro.

Essa atitude tinha que partir dos pastores de Israel, pois era necessário mexer na raiz do mal. É de lá, a partir da liderança religiosa, que deveria brotar a mudança. Essa palavra continua sendo atual, pois a tentação dos profissionais da fé continua sendo a de estarem mais ocupados em construir uma casa para si do que cuidar da casa de Deus. A crise afeta também a igreja, e o arrependimento dos líderes eclesiásticos continua sendo indispensável.

Oração:
Ó Deus Eterno, guarda todos os ministros do evangelho e das lideranças do teu Reino, para que cumpram a sua vocação.

Juliano Fabricio

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações