Não é um trocadilho, é uma crítica. O título do livro “Casais inteligentes enriquecem juntos”, de Gustavo Cerbasi, não é adequado. Primeiro, porque propõe inteligência como caminho de enriquecimento: se é inteligente, enriquece. Não creio que seja assim… Segundo, porque desvia a atenção do leitor quanto à verdadeira riqueza de um casal: a união em si. Como enriquecer a quem tudo já possui?

Não, não é exagero. Casamento é riqueza de valor imensurável. Sua conquista é uma dádiva. Sua manutenção, uma bênção. A tese não é minha; pertence à sabedoria bíblica: “O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do Senhor” (Provérbios 18:22); e ainda: “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias” (Provérbios 31:10). Nem todos os tesouros do mundo podem ser comparados ao valor de um casamento abençoado e feliz. 

Quando se sugere que o casamento inteligente enriquece, o equívoco não está unicamente na sugestão (que pode até revelar-se verdadeira, para alguns), mas no foco: mais que ambiente para a aquisição de quaisquer recursos, o casamento é um espaço para compartilhá-los. A atenção não deve estar voltada para o que se pode alcançar, mas ao que se tem à disposição para oferecer. 

Eu reconheço, é óbvio: ninguém pode dar o que não possui; mas não é tão óbvio, ao menos para a maior parte dos casais de hoje, que a inteligência afetiva revela-se mais no compartilhar que no conquistar. Dai e ser-vos-á dado… – disse Jesus. Ele sabia que nenhum sustento vem do simples fato de alguém ser ganancioso ou mesquinho, mas do fato de confiar em Deus e, de suas mãos, aguardar a providência. Se ele não edificar uma casa, em vão trabalham os que a edificam; se não guardar a cidade, em vão vigiam as sentinelas; se não der aos seus amados, em vão levantam cedo, dormem tarde… 

Outra coisa: a inteligência de um casal não pode ser medida por seus acúmulos financeiros ou patrimoniais, mas por seus níveis de maturidade e intimidade. Se casais inteligentes enriquecem ou não, pouco importa. Casais inteligentes – e isso importa – permanecem juntos, pois na superação das crises, feridas, distanciamentos ocasionais e desencontros das vontades individuais, aprendem a dialogar, ceder, confiar e vencer fantasias juvenis; tudo em nome da construção de um projeto de vida para além do universo particular. Foi Paulo quem sugeriu que amar o cônjuge é amar a si mesmo. 

Finalmente, vale dizer que outro sinal de real inteligência é a obediência a Deus. Um coração voltado para as riquezas deste mundo é, na verdade, uma marca de total estupidez: o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (1 Timóteo 6:10). Não nego que um casal ajustado e capacitado deverá administrar com excelência seus recursos e investir com sabedoria em seu futuro, mas não o fará para enriquecer, senão para servir. Riqueza será sempre conseqüência, nunca alvo. A inteligência espiritual diz que é melhor buscar o Reino de Deus e sua justiça; todas as demais coisas serão acrescentadas. 

Juliano Fabricio via

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações