Em Romanos 2.15 Paulo põe ênfase especial nos impulsos morais do homem: “Estes mostram a norma da lei gravada nos seus corações, testemunhando-lhes também a consciência, e os seus pensamentos mutuamente acusando-se ou defendendo-se”.

Deus, por intermédio de Paulo, está dizendo aqui exatamente o que acho que devemos dizer ao homem moderno. E é isto: apesar daquilo que um homem pode dizer teoricamente, ele não pode escapar de ter impulsos morais. O homem que afirma que a moral não existe não é amoral, no sentido de que ele não tenha nenhum impulso moral. Os homens podem ter tradições diferentes, mas nunca se encontram pessoas sem impulsos morais.

Fale com qualquer homem ou mulher: ele ou ela pode parecer absolutamente amoral. Mas se você realmente puder falar com eles, você descobrirá que eles têm seus próprios padrões morais. Eles podem ser diferentes; eles podem ser muito pobres. Mas eles não são apenas máquinas. Pessoas modernas, como tenho dito, se veem como em uma situação determinista onde a moral não tem significado algum; mas elas não podem viver – e não vivem – desta maneira.

Nós teremos uma ilustração surpreendente disto no Marquês de Sade, que não era somente um pornógrafo, mas um autêntico filósofo. Aqueles que são materialistas têm algo com que lutar dentro da formulação do Marquês de Sade, algo que nenhum determinista alguma vez conseguiu responder. O Marquês de Sade disse que, visto que tudo é quimicamente determinado, então tudo que existe é certo. Pense sobre isto durante seis meses. O fato simples é que, se você é determinista, não há maneira de contornar essa conclusão. Sade tem razão. E o sadismo é o resultado perfeitamente lógico. Obviamente a natureza fez o homem mais forte que a mulher; então, um homem tem o direito de fazer qualquer coisa que quiser com uma mulher. Esta era a forma particular de sadismo de Sade. Ninguém que assegure qualquer conceito de determinismo, químico ou psicológico, pode explicar por que o Marquês de Sade estaria errado. Determinismo conduz na direção da crueldade e desumanidade, quer leve à forma específica de sadismo de Sade ou não.

Mas até mesmo o Marquês de Sade, que certamente teria alegado que todos os homens eram meramente determinados, não pôde viver deste modo. Se você lesse cuidadosamente o que ele escreveu e examinasse a sua história você descobriria que, ao término da sua vida, ele estava num manicómio em Charenton. O que ele estava fazendo quase não parece possível. Ele passava todo o tempo resmungando sobre o modo que ele estava sendo tratado pelo carcereiros, e ele estava lendo as cartas da sua esposa com cuidado meticuloso, tendo criado algum tipo de sistema por meio do qual ele pensou que pudesse calcular, a partir do número de letras nas linhas, o dia que ele iria sair. O fato simples é que os homens, até mesmo um Marquês de Sade, podem dizer que não existem coisas como a moral e que tudo não passa de uma situação estabelecida, mas nas suas próprias ações demonstram aquilo que negam em seus escritos.

Francis Schaeffer - em seu livro Morte na Cidade via

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações