Após publicar o último post recebi alguns e-mails e comentários de mulheres que vibraram com a foto do homem lavando a louça e com o significado de viver a vida comum do lar; e, claro, algumas reclamações da minha própria classe pelos mesmos motivos. Sendo assim, resolvi abordar agora os outros seis versículos do texto, I Pedro 3:1-6.

Ser homem, já vimos, é difícil. Pois sendo um homem segundo a Bíblia fará com que a mulher ame o fato de ser mulher e os princípios aqui apresentados serão facilmente aceitos pela parte mais frágil.

Mas o problema para a mulher crente é que nem sempre ela encontrará maridos totalmente fiéis ao modus operandi do homem segundo a Bíblia, e ainda assim, precisam submeter-se a ele, como regra básica do relacionamento a dois (isso me habilita a escrever um terceiro post nessa série, sobre como as moças devem procurar um marido para elas – aguardem).

Por agora, olhemos para o que Pedro ensina às mulheres:

I – Submissão Sob Qualquer Circunstância (1)

O primeiro verso pode parecer chocante; e é. Mas precisamos algumas orientações nesse texto para não corrermos o risco de dizer algo que ele não diz. Lógico que o texto se aplica a maridos descrentes também, mas não necessariamente, vou explicar:

Pela continuação do texto, parece melhor interpretar que os maridos são crentes mesmo, mas crentes que não estão vivendo como deveriam (ver o exemplo de Sara no V.6). Entretanto, mesmo que sua compreensão seja que se refere a incrédulo, não significa a possibilidade do casamento misto, antes, ao contrário, mostraria o terrível remendo necessário nessa hipótese (o mesmo ocorre em I Coríntios 7). 

II – Maneira Piedosa de Proceder (1-4) 

Mas o ponto do texto é mostrar como proceder. A Bíblia não se preocupa apenas em ordenar, mas em ensinar – por isso é nossa regra de fé e prática; como, então, devem as mulheres procederem com os seus maridos? Eis aqui o que diz a Palavra: 

• Ter sabedoria com as palavras. O marido deve ser ganho sem palavra alguma. Ao contrário do que muitas mulheres tentam fazer passando sermões a cada instante, a sabedoria bíblica aponta para uma atitude de quietude, paciência e oração; 

• Ter um procedimento piedoso. O marido será ganho ao observar o bom procedimento e honesto comportamento da esposa. Mesmo a despeito do que inverso ensinado pela sociedade. Que a mulher deve fazer ciúme e buscar experiências, a Bíblia aponta para a santidade na vida como arma para o casamento. (Ver ainda o v. 4 – Seja o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus). 

• Ter modéstia no vestir. Mais uma vez desafiando o padrão secular, Pedro ensina as mulheres que não é o adorno da esposa, que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro e aparato no vestuário. Precisamos notar que Pedro não proíbe essas coisas, como alguns podem sugerir, mas ele limita o uso delas a não suplantar a vida piedosa, o que por si só, já diminui o sensualismo com que as mulheres buscam se vestir. 

III – Exemplos do Passado (5,6) 

Finalmente, o texto termina mostrando experiências bem sucedidas; mostrando que o que Pedro sugere aqui já foi testado e aprovado, inclusive biblicamente. Assim foram as santas mulheres que esperaram em Deus, estando sempre submissas ao seu próprio marido, como fazia Sara, que obedeceu Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornasses filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma. 

Como acabamos de ver, ser mulher também não é fácil depois da queda, ainda mais sendo a parte mais frágil, dificulta ainda mais a sua vida. Por isso é que temos abordado o tema da família, pois quando homens e mulheres, pais e filhos estiverem vivendo de acordo com os padrões de Deus, não apenas serão felizes, como deixarão um legado para a próxima geração, bem diferente do que a nossa recebeu. Sigamos avante, pois A Reforma Começa em Casa. 

Juliano Fabricio via

1 Comentários - AQUI:

  • ...muito legal esse post, lendo vejo como tenho ainda que aprender...tenho disposição,mas infelismente nem sempre faço o que quero fazer, é uma constante luta contra mim mesma e você sabe bem disso,pois vivencia tudo isso comigo. Te amo muito!
    Vanessa

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações