Observo que existe uma subcultura evangélica que se comporta de uma maneira estranha na sociedade. Eles afirmam sempre quando encontram um com o outro: “a paz do Senhor!”, e, o outro, sem demora, responde: “Amém!”. Isso é legal. Desejar a paz ao nosso próximo. O estranho é quando vira um clichê barato, típico do evangeliquês. Um padrão de comportamento imposto como uma regra que deve ser seguida por quem se diz evangélico. 

Na verdade eu penso que esse tipo de comportamento, com expressões e pensamentos do tipo música do mundo e música de Deus, deturpa o verdadeiro sentido do Evangelho de Cristo, dificulta a evangelização, forma cristãos hipócritas e uma Igreja alienada; dificulta o Mandato Cultural e impede o crescimento do cristão na essência da Mensagem de Cristo. 

Nossa mensagem tem tido dificuldade de responder as questões de nosso tempo, por esse distanciamento da cultura que não é “caída” em 100% de sua constituição. Existe, hoje, a tendência de amaldiçoar tudo o que está fora das paredes do templo. Uma espécie de “pré-julgamento evangeliquês”, onde a coisa se torna má por não ser tratada na Bíblia ou por estar sendo usada por incrédulos. Um ponto de vista onde a Coisa é ruim, e não o sentido que dão a ela. 

No Gênesis observamos que o Espírito de Deus pairava sobre a face do abismo, e a terra, que era sem forma e vazia, se alinhou no processo de criação. Do Caos para o Cosmos, através do Sopro de Deus, a coisa que era “sem forma”, se fez e se organizou, se tornando “em forma”. No processo de criação existe a mão santificadora de Deus. Aquele que transforma do mal, do pecado, das trevas, e nos transporta para Sua maravilhosa luz. 

Jesus Cristo, Filho de Deus e Caminho, Verdade e Vida, ao se fazer Carne, interfere na Cultura e transforma a História. Caminha entre os pecadores e interage com o excluído, sem pecar, sem condenar, mas, afirmando a verdade e a realidade do estado mal da alma daqueles que se encontravam em tal situação. Ele não julgava o contexto, mas, o transformava. Ele se fez carne e habitou entre nós. 

O Cristo é o Ungido com uma missão: trazer o Reino de Deus. Resignificar o lugar, trazer santidade e paz. Ele entra na História, na Cultura e transforma o significado da Coisa, não o contrário, ao se entranhar de humanidade, não se transforma em pecador ou se “contamina” no ambiente, mas, o toca. Andando entre os piores, não para julgá-los, mas, para abrir os seus olhos. 

A Igreja, assembleia que representa o Cristo Encarnado, deve andar por aí. Andar aonde o “santo” não vai, vagar pelas vielas do escândalo para salvar o perdido. Ousar renovar expressões para se colocar entre a mensagem de salvação e o perdido. Tem que se sujar de lama. Guardar a tradição e os pilares da fé como expressão pessoal e singular, respeitar a diversidade e pregar a salvação, a justiça, o pecado e o juízo. A Igreja é o aglomerado de sujos que buscam limpeza. Uma Igreja com os pés sujos por andar em ruas com lama. 

Meu desejo é que eu possa ter um cristianismo mais encarnado, mais vivo e relevante, que traga significado para o perdido e seja capaz de, por Cristo e através do Espírito, transformar a Coisa em santa e não o santo em Coisa. 

Elton Roney Carvalho é membro da Diocese do Recife; Ministro Local e faz parte da Equipe Pastoral da Paróquia Anglicana Comunhão, no Arcediagado Paraíba. via

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações