Os livros dos Reis narram a história dos reis de Judá e Israel, dos últimos anos de Davi até à destruição de Jerusalém (586 a.C), com algumas informações sobre o tempo do cativeiro. É interessante notarmos a importância deste momento na vida do povo de Deus. Porque além da narrativa histórica de cada reinado, eles também nos revelam a intensa atividade profética. Atividade essa permeada por extraordinários milagres que aconteceram ratificando a intervenção de Deus (Javé) na vida de cada reino. Não podemos esquecer a ação de Deus através de homens como Elias e seu sucessor Eliseu (águas amargas*) que tiveram um papel muito importante nesse período da história de Israel. Os profetas foram instrumentos, tanto para denunciar o pecado dos governantes, como também o juízo de Deus para o seu povo. Outro fato que merece destaque é o caráter teocrático da história, isto é, Rei, Religiosidade e Estado, tudo existe sob a ação imediata de Deus. O rei, além de dar proteção, tinha o dever de conduzir o povo à obediência aos decretos estabelecidos por Deus (Javé). Quando este se desviava dos caminhos do Senhor, todo povo, de igual modo, também se desviava. O comportamento de cada rei é determinado pelo seu compromisso de fidelidade às obrigações religiosas do seu cargo. Por isso, encontramos diversas vezes, a expressão “e fez o que era mau aos olhos do Senhor”, designando o seu fracasso diante desse compromisso. 

*Águas Amargas - II Reis 2:19-22 

A palavra do Senhor diz que após o arrebatamento de Elias, Eliseu assume a liderança profética naquela região, assume a liderança de escolas de profetas. Eliseu então resolve plantar sua base profética nas mediações de Jericó. Mas tinha um problema... as águas eram más e a terra estéril. 

Os moradores e as famílias daquela cidade estavam sendo dizimados, pois nada do que plantavam produzia, não havia alimento, e não havia também água nem mesmo para beber. O que Eliseu ouve é que naquele lugar só existia fontes de morte e esterilidade.
Isso tudo tinha levado aquele povo a uma total desmotivação, desmobilização e desânimo. Todas eles tinham perdido a esperança naquela região.

O que fez Eliseu? Tratou isso na fonte, literalmente: 

Vejam onde Eliseu lançou o sal: "...então ele saiu ao manancial das águas, e deitou sal nele".

Ele não ficou jogando sal na beira do rio, foi direto à fonte de onde jorrava as águas venenosas, o que tem o seu paralelo em nossa experiência.
Quem quer sarar as fontes da vida tem que fazer o mesmo. Em outras palavras, tem que ir direto na fonte. 

Concluindo... Não importa o conteúdo que emana de nós, somos fontes de mananciais a jorrar realidades de vida ou de morte. 

Enfim... Deus curou a água. Eu gosto dessa história porque ela mostra algo que Deus está sempre fazendo. Em toda a Bíblia há muitos exemplos de Deus tomando algo sujo e tornando limpo, resgatando não importando quantas vezes ela ficou suja. Baseado em quantas vezes eu estrago tudo, estou feliz que ele tenha esse tipo de paciência e persistência. 

Juliano Fabricio

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações