Em 1943 o protopsicólogo Abraham Maslow postulou uma teoria de que os seres humanos alcançam o contentamento de acordo com uma rígida hierarquia de necessidades. As pessoas buscam satisfazer seus desejos na ordem destes 5 itens… 

1. Fisiológicas: respiração, alimentação, água, sono, homeostase. 
2. Segurança: proteção do perigo, emprego, recursos. 
3. Social: amizade, família, intimidade. 
4. Estima: respeito de outros, autorrespeito. 
5. Autorrealização: criatividade, realização, espontaneidade, aceitação dos fatos, etc. 

Parece razoável o suficiente dizer que se uma pessoa está sofrendo um estrangulamento, estará momentaneamente mais preocupada em conseguir oxigênio do que em alcançar seu objetivo de vida de dominar o violino. 


E todos nós reconhecemos que, quando estamos ávidos por um lanchinho, tentamos atingir um nível de satisfação de açúcar no sangue antes de tentarmos ganhar o respeito de nossos pares (o que explica porque você é rude com o irritante do seu vizinho quando ainda não tomou o café da manhã). 

Mas é verdade que o contentamento só pode ser acessado através da escalada por essa pirâmide das necessidades em uma determinada ordem? Considere as seguintes afirmações do apóstolo Paulo por um momento… 

1 Coríntios 4.11: Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa. 

2 Coríntios 11.27: Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. 

Filipenses 4.11-12: Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. 

Toma essa, Abraham Maslow! 

As necessidades físicas de Paulo estavam frequentemente insatisfeitas por um tempo, mas ele estava contente. É assim que um faixa-preta do contentamento se parece. Não se trata de circunstâncias, se trata de perspectiva. 

Jesus disse algo semelhante, quando Ele amorosamente instruiu Seus seguidores: 

Lucas 12:29-31: Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 

A busca incessante e ansiosa das necessidades físicas é uma familiar e natural característica dos incrédulos. Os crentes têm a responsabilidade de trabalhar e de serem bons administradores, mas confiam no seu bom, onisciente e todo-poderoso Pai para prover suas necessidades. 

Há uma tranquilidade na vida do crente que ultrapassa o entendimento dos incrédulos que vivem em uma colmeia zumbindo perpetuamente de ansiedade. 

Se você discordar de mim, sinta-se livre para comentar, apenas certifique-se de que você fez uma boquinha antes. 

Traduzido por Josie Lima | iPródigo.com | Original aqui

1 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações