O texto que gostaria de destacar no segundo livro dos Reis é o que narra a cura do rei Ezequias [2Reis 20:1-11] Ao receber do profeta Isaías a notícia sobre a sua saúde, o texto diz que Ezequias chorou copiosamente. Mas o que mais chama a minha atenção nessa passagem é a sua oração. Ezequias declara ao Senhor a sua fidelidade: “Ah! Senhor! Sê servido de te lembrar que andei diante de ti em verdade e com o coração perfeito e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo” [v.3]. 

Fico me perguntando: será que podemos como Ezequias argumentar com o Senhor que temos sido servos fiéis? Você pode fazê-lo? E a confirmação das palavras de Ezequias veio na resposta de Deus ao profeta Isaías: “Volta e dize a Ezequias, chefe de meu povo: Assim diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas, eis que te sararei; ao terceiro dia subirás à Casa do Senhor” [2Rs.20:5]. 

Entretanto, Ezequias, assim como eu e você, não teve nenhum mérito diante de Deus. Deus cura a quem ele quer. Quantos têm sido servos e servas fiéis ao Senhor e não são curados? Viveu por mais quinze anos pela bondade de Deus. 

Obs: nesses quinze anos fez o que de pior poderia ter feio: Manassés) Graça! Tão somente graça de Deus! 
...............................................

Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, dizendo: Sobe, calvo; sobe, calvo! E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos. 2 Reis 2:23-24 

Este é um evento que tem sido alvo de muito critica por parte dos céticos. Os mesmos "céticos" que não tem problemas em abrir a barriga de uma mulher e matar o bebê que lá se encontra, acusam Eliseu de "extrema crueldade" por enviar duas ursas contra os "meninos" que gozavam com ele. Na verdade, não foi Eliseu quem mandou as ursas, mas sim Deus. 

Como se isto não fosse suficiente, convém ressalvar que os "meninos" não eram bem "meninos". A palavra Hebraica para "meninos" pode ser aplicada a qualquer criança desde a sua infância até a sua adolescência. A palavra usada para os 42 "meninos" é, no entanto, uma palavra usualmente aplicada a "mancebos" ou "jovens adultos". Ambas as palavras são, na verdade, mais usadas em referência a jovens adultos do que a crianças. 

A situação aparentemente envolvia um gange de jovens arruaceiros de várias idades, lideradas pelos mais velhos, e certamente instigadas pelos sacerdotes pagãos de Betel. As ursas que emergiram subitamente da floresta "despedaçaram" (não necessariamente de forma fatal) 42 dos arruaceiros mais velhos. 

A exortação "sobe calvo, sobe calvo!" era ao mesmo tempo uma referência sarcástica à ascenção de Elias e um insulto ao profeta de Deus. Isto era na verdade um desafio a Deus, e como tal não poderia ser ignorado. Muita loucura!!!!!!!!! 

Juliano Fabricio

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações