Jamie Buckingham (1933-1992), escritor e ministro carismático dos Estados Unidos, escreveu em junho de 1987 uma análise franca e sensata sobre as sucessivas quedas dos chamados “televangelistas” estadunidenses na década de 80. O título do artigo é “Deus está abalando a sua Igreja” e foi publicado na revista americana “Charisma.” Qualquer semelhança com fatos atuais não é mera coincidência. 

Uma coisa era certa: Deus estava usando a imprensa para expor coisas que o povo de Deus tentava esconder – coisas que estavam erradas … Lembrei-me da palavra que Deus havia me dado anteriormente de que ele tinha instigado a imprensa sobre a Igreja assim como instigara as locustas sobre Israel. Em outras palavras, não podíamos culpar os meios de comunicação pelo que estava acontecendo … 

Há momentos na história em que “Deus desce.” Os carismáticos gostam de pensar sobre o Pentecoste como uma dessas épocas quando o sopro suave do Espírito Santo veio sobre a Igreja e a encheu de poder. Mas nós precisamos lembrar que o Espírito Santo não é somente pneuma, que é o conceito do Novo Testamento para um espírito manso e encorajador. Ele também é ruach, que é a palavra do Velho Testamento para bramido, um vento destruidor. Os fundamentalistas, embora neguem o poder miraculoso do pneuma, entendem o propósito do ruach … 

Estremeço diante das técnicas usadas para levantar dinheiro pela maioria dos principais ministérios da América … Creio que há maneiras legítimas de se levantar dinheiro. Mas enquanto os líderes destes ministérios não estiverem dispostos a usar esses métodos em vez dos métodos do sistema deste mundo, o poderoso ruach de Deus continuará a soprar sobre toda a Igreja… 

Isso é nada mais do que uma atualização pentecostal da prática da Igreja Católica de vender indulgências na Idade das Trevas. Deus aboliu isto com um abalo poderoso na Reforma Protestante. Ao mesmo tempo, um pouco semelhante ao que fez na Torre de Babel, deus confundiu as línguas (doutrinas), de modo que ainda hoje os cristãos tem problema de comunicação. 

Agora esse abalo está ocorrendo novamente … 

Deus não separou os cidadãos de Babel para puni-los, mas para lhes devolver sua humanidade. O problema começou quando eles disseram: “Vamos construir uma cidade.” Deus nunca abençoou o conceito de cidade. Ele chama para uma distribuição da população. Mas as pessoas continuam a se aglomerar em grandes ministérios, a se juntar a denominações, a identificar-se com um determinado pastor – tudo isso com o propósito de falarem a mesma língua … 

Agora, mais uma vez, Deus desceu e está caminhando entre nós. Ele não se agrada de nossa tentativa de cumprir nossas obrigações individuais através de doações a grandes ministérios. Devíamos estar abrindo nossos lares em lugar de mandar ofertas para instituições de caridade. Devíamos estar evangelizando em vez de alugar um televangelista para fazer isso por nós. Deus está forçando-nos a voltar para nossas igrejas locais, o único lugar onde o verdadeiro ministério – o ministério pessoal – pode acontecer. 

A televisão tem sido o maior meio de difusão do evangelho desde a invenção da imprensa. Mas com grande oportunidade vem grande responsabilidade. Este é um tempo de prestar contas. Deus está checando os livros. Aqueles que gostam de aparecer em público estão sendo julgados em público. Mais uma vez, parece que Deus entrou no templo para virar as mesas dos cambistas. Seu sopro está passando através de seu reino, limpando e purificando. O resultado final será como sempre: formar um povo à imagem de seu Filho e dar glória a ele mesmo. 

Tudo isso está acontecendo por uma razão: revelar a soberania de Deus. Ele é, acima de tudo, “um fogo consumidor… removendo as coisas abaláveis – isto é, coisas criadas – para que permaneçam as coisas inabaláveis.” (Hebreus 12:27) 


0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações