Creio que é senso comum a expectativa de que toda igreja deve viver em função dos outros e, que a melhor maneira dela fazer isso é sendo contemporânea e relevante. 

Aliás, parece que este foi o desafio dado no inicio deste século: IGREJAS RELEVANTES! Chega de mesmice, da chatice, das regras, da metodologia arcaica, etc… 

Descontruimos tudo e tentamos fazer de novo. Mudamos a forma radicalmente: saiu o hinário tradicional e entrou a musica contemporânea. Saiu o pregador de terno e gravata e entrou o comunicador de calça jeans. Saiu o monólogo emblemático e surgiu a conversa rápida, participativa, cheia de figuras e colagens… 

Tudo ia muito bem, até alguns perceberem que ao alterar a forma, o conteúdo ficou comprometido: A Bíblia não era muito ensinada. As pessoas tinham dificuldades sérias em responder questões da vida. O que “acontecia” no novo formato de celebração, não alcançava o chão do coração e da vida. A reunião é legal… Mas o efeito dura pouco. A Palavra não aprofundava suas raízes. 

A soma dessas duas coisas: forma & conteúdo, fez com que muitos líderes religiosos se perguntassem: “Por que não dá certo? Por que não funciona?”. “Já implantei o programa (pacote, projeto) novo. Não funciona?”. 

Desconfio que a resposta seja simples. E talvez esteja à frente de nossos olhos faz tempo: 

O desafio da relevância de uma igreja não está na sua forma. Deus continua se movendo e abençoando pessoas nas igrejas mais tradicionais do mundo. Deus continua sendo adorado com hinos sacros e rock. Deus continua derramando seu Espirito e distribuindo seus dons para igrejas tradicionais, missionais, carismáticas, pentecostais, neo-pentecostais, pós-pentecostais, etc… Deus é Deus e, não é a forma que damos a uma celebração que o limitará. 

O desafio da relevância de uma igreja, também não está no seu conteúdo, infelizmente! Explico: particularmente eu não abro mão de uma boa exegese e de uma explicação bem argumentada na Palavra de Deus. Acho que ninguém deveria abrir mão disso, como os irmãos bereanos ensinaram em Atos 17.11. O problema é que as pessoas se esquecem muito rápido do que é ensinado e pregado (para desespero de todos os pastores do mundo). 

O que fica então? Não é forma? Não é conteúdo? 

Proponho, que a relevância de uma igreja nos dias de hoje está na sua motivação

O que define a relevância de uma igreja está no seu poder motivacional – através do exemplo em viver, expressar e experimentar as boas novas do Evangelho onde ela está inserida. 

O que define a relevância de uma igreja está no seu poder motivacional em manter seus membros unidos em adoração e serviço constante. Amando em vivendo em função de seu Rei. Criador de todas as coisas. Que há de ir. 

Viver neste mundo para glória de Deus. Viver o que pregamos. Verdade da vida. 

Para falar ao vento basta palavras, para falar aos corações é necessário vidas e obras”. Pe Antonio Vieira. 

Essa é a igreja que vai mudar o mundo. Sal da terra e luz do mundo. Corações que batem em sintonia com o coração de Deus. Igreja que vai obedecer a Deus. 

É nesse nível que a igreja a chamada a viver. 

Qual a sua motivação? 


0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações