Na primeira vez em que ouvimos a voz de Jesus no Evangelho de Marcos, ele diz: “Arrependei-vos e crede no evangelho”. O verbo arrepender aqui significa “dar meia-volta” ou “afastar-se de algo”. Na Bíblia, ele se refere especificamente a se afastar das coisas que Jesus abomina e se voltar para as coisas que ele ama. 

Evangelion, no grego, termo traduzido como “boas-n, e ovas” ou “evangelho”, é uma combinação de angelos, termo que designa aquele que anuncia as novas, e o prefixo eu-, que significa “jubiloso”. O termo evangelho, portanto, significa “as novas que trazem alegria”. Esse termo estava em uso quando Marcos o utilizou, mas não em um contexto religioso. Ele significa a nova ou a notícia capaz de fazer história, de mudar a vida, e não apenas uma notícia corriqueira. 

Por exemplo, existe uma antiga inscrição romana da mesma época de Jesus e Marcos. Nela está escrito: “O começo do evangelho de César Augusto”. Ela conta a história do nascimento e coroação do imperador romano. Assim, a palavra evangelho era usada para designar a notícia de algum fato que tinha mudado as coisas de maneira significativa. Quando a Grécia foi invadida pela Pérsia e os gregos ganharam as grandes batalhas de Maratona e Salamina, eles enviaram arautos (ou evangelistas) para proclamar as boas-novas para essas cidades: “Lutamos por vocês, ganhamos a batalha e agora vocês já não escravos, mas sim homens livres”. Um evangelho é um anúncio de algo que aconteceu na história, de algo que foi feito por você e que mudou sua condição para todo sempre. 

E é bem nesse ponto que você pode ver a diferenças entre o cristianismo e todas as demais religiões, incluindo aquela dos que não tem religião. A essência das outras religiões é o conselho; já o cristianismo é essencialmente boas novas. As outras religiões dizem “Isso é o que você deve fazer para estar ligado a Deus para sempre; é assim que você deve viver para ganhar acesso a Deus”. Mas o evangelho diz: “Isso é o que foi feito na história. Foi assim que Jesus viveu e morreu para que você tivesse acesso a Deus”. O cristianismo é completamente diferente. É jubilosa notícia, as boas novas. 

Tim Keller em seu livro A Cruz do Rei

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações