Em certo momento de sua caminhada no deserto, o povo de Israel murmurou contra Moisés por não ter outra coisa para comer além do maná. Diziam que no Egito, apesar de sofrerem a escravidão, eles supostamente se alimentavam melhor. Nm. 11:4-6 

Ao refletir sobre esse momento da história de Israel, penso que a verdadeira razão para reclamarem não era devido à qualidade da comida no Egito, mas sim porque enquanto eram escravos, a vida era mais previsível. Eles reclamavam por acreditarem que a escravidão no Egito lhes oferecia uma “segurança” maior do que a que eles experimentavam na liberdade. Afinal, no Egito podiam ver as sementes e as plantações de onde seria retirado o seu alimento. Podiam ver também os celeiros e os depósitos. Contudo, ao caminhar pelo deserto, teriam que confiar na palavra que o Senhor lhe havia dito, que a cada manhã lhes enviaria o maná. Não teriam como plantar, colher e estocar, mas apenas recolher um alimento que aparecia a cada manhã. E só podiam colher a quantidade de maná correspondente à alimentação por um dia. O maná guardado estragava. Para aquele povo, isso dava a sensação de que seu futuro não estava em suas mãos. E essa sensação é extremamente desconfortável para muitos. 

Acredito que o povo de Israel era escravo da “segurança” pois, mesmo alertados por Moisés a não guardarem o maná, algumas pessoas guardaram (Êx. 16:19-20). Eles desconfiavam da promessa de que a cada manhã haveria comida, e por isso muitos desejavam voltar ao Egito. Preferiam as dores da escravidão, e dessa forma garantir o seu alimento, do que viver em liberdade plena, deixando o dia de amanhã nas mãos de Deus. Desejaram voltar à escravidão apenas pela aparente “estabilidade” e “previsibilidade” que esta lhes oferecia. 

Todos nós gostamos da segurança, de saber o que será de nós amanhã, daquela sensação de que tudo está sob o nosso controle. Colhemos para plantar, e fazemos planos com as colheitas. Trabalhamos para receber.Tudo isso é muito natural. Tiago, em sua carta, nos ensina que é correto fazermos planos, desde que esses estejam sujeitos à vontade de Deus (Tg. 4:13-15). Então não há problema algum em planejar, refletir sobre o futuro e tomar decisões sobre o amanhã. Mas o problema surge quando nos tornamos escravos dessas coisas, quando nos apegamos à “estabilidade” e criamos a ilusão de que temos o nosso futuro em nossas mãos. 

Caminhar com Deus é conviver com o imprevisível. É andar por fé. Para cumprir qualquer direção do Senhor, é necessário romper com a necessidade de ter o controle de tudo em nossas mãos. Por exemplo, para falar a verdade (Ef. 4:25) ou para confessar os nossos pecados (Tg. 5:16), é necessário estar livre da falsa segurança que a mentira nos oferece. Muitos persistem na mentira por não saber qual será a reação da pessoa enganada quando souber a verdade. Perguntam: “O que será de mim se eu falar a verdade?”. Para tal pessoa mentira é uma forma de manter o controle da situação em suas mãos. As trevas passam a ser seu abrigo. Afinal, falar a verdade pode colocá-la diante do imprevisível. É necessário fé para falar a verdade, e para cumprir qualquer outro mandamento do Senhor. 

Obedecer a Deus implica em abrir mão de saber o que acontecerá amanhã, porém mantendo sempre a certeza de que Deus nos ama, que usa todas as coisa para o nosso bem, que o que Ele começou em nós será concluído e que reserva para nós um futuro de glória. Obedecer é se livrar da escravidão da falsa segurança, e se apegar à verdadeira estabilidade que só se alcança ao praticar as palavras do Senhor (Mt. 7:24-27). 

Juliano Fabricio via

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações