Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram". Mateus 7:14 

Está na hora de uma revolução, afastando-se do caminho errado e indo na direção do novo. A fim de ajudar-nos a avançar em nossa jornada espiritual, quero listar três características das pessoas que nunca encontram o seu sinal vermelho, que nunca reco­nhecem a energia negativa em si como má e que nunca se deliciam agradecidas na nova energia que está ainda mais profundamente alo­jada em seu ser. Mencionarei em seguida três características opostas dos poucos que encontram o sinal vermelho, que reconhecem ambas as energias em seu interior, que descobrem a porta estreita e que, como o cobrador de impostos, passa por ela quebranta­do para andar pelo novo caminho apertado. 

Os seguidores do Caminho errado organizam a vida num sistema. 

Eles odeiam o mistério, fazem tudo que podem para resolver a tensão, trabalham para encontrar um meio de receber em suas vidas as bênçãos que, acreditam, os farão felizes. Gostam da idéia de linea­ridade; ela sustenta a ilusão de controle. Encontre o sistema que faz a vida funcionar - encontre o A que leva ao B. Ele prolonga a esperan­ça de uma vida melhor agora. 

Os seguidores do Caminho errado negam qualquer realidade que con­tradiga o seu sistema. 

Quando alguém que dá o dízimo fica sem dinheiro, sempre des­cobre um meio de se justificar. Quando criança, eu nunca conseguia saber por que, às vezes, tirava nota boa em matemática quando tinha tido mal comportamento no dia anterior. Explicava isso, supondo que tinha sido suficientemente bom para apagar o mal que tinha feito. 

Os seguidores do Caminho errado confundem vulnerabilidade com quebrantamento. 

Estão dispostos a ser "francos" e "dizer a verdade", supondo que a sua vulnerabilidade é uma virtude que merece compaixão. Reconhe­cem seus anseios, talvez até sua sede de conhecer melhor a Deus, mas permanecem ignorantes de sua sede do próprio Deus ou de suas fa­lhas que os desqualificam para receber qualquer bênção além de mi­sericórdia. É característico do caminho errado perceber esses anseios de que alguma bênção, além da presença de Deus, possa satisfazer. Isso sustenta o orgulho da independência. 

Agora as características opostas. 

Os seguidores do novo caminho aceitam a tensão insolúvel da vida. 

O mistério sempre permanecerá. Eles compreendem que ne­nhum sistema que possa tornar a vida previsível pode ser conheci­do ou controlado. Os behavioristas como B.E Skinnet estão erra­dos. Os existencialistas como Jean-Paul Sartre se aproximam mais da realidade. Embora algumas vezes aterrorizados, os seguidores do novo caminho entram no mistério da vida sem qualquer esperança além de um Deus gracioso e soberano, que se move de maneira misteriosa. 

Eles não são existencialistas. Crêem no significado objetivo. Ele está apenas oculto agora. Sua disposição para viver sob tensão permi­te um tipo de diálogo que aqueles que procuram pelo sistema nunca podem tolerar. Sua esperança está no Deus invisível. 

Os seguidores do novo caminho se esforçam para ser realmente autênticos. 

Quando a vida os confunde ou enraivece, eles admitem isso. Quan­do Deus os desaponta ou frustra, conversam a respeito com Ele - e com outros. Entram nas noites escuras com trêmula confiança de que em algum lugar há luz e algum dia a verão. Seu descanso está no Deus presente. 

Os seguidores do novo caminho são cautelosos sobre a vulnerabilidade, mas vulneráveis ao quebrantamento. 

Eles reconhecem que o que chamamos de vulnerabilidade é no geral um desfile narcisista para atrair apoio. Esses indivíduos prefe­rem enfrentar em si mesmos apenas o que os atrai para mais perto de Deus. Compartilhar o sofrimento é secundário. Compartilhar a fome de Deus e enfrentar o que impede sua busca por ele é primordial. Seu entusiasmo está no Deus relacional. 

Onde você se encontra? Se gosta do sistema, preferindo o que é previsível e o controle ao mistério e à confiança, se tende a negar o que não se ajusta bem ao seu sistema, se está disposto a compartilhar suas mágoas, mas determinado a ocultar suas falhas, então não encontrou algo novo. Onde você pensa que está e o que sabe sobre si mesmo, só irá encorajar o cami­nho errado de vida. 

Se, porém, aceitar a tensão, sabendo que o mistério é a oportuni­dade de confiar em vez de planejar, se enfrentar aquilo que vê com integridade por valorizar a autenticidade, e se o quebrantamento de­vido à fraqueza e ao pecado for mais importante para você do que a vulnerabilidade às feridas que outros têm infligido a você, então é provável que tenha encontrado o novo caminho. O que descobriu em si mesmo criou um momento - é um milagre do Espírito - para avançar na direção de Deus. Você encontrou a porta estreita e está pronto para fazer o esforço de entrar na estrada apertada do novo caminho. 

Se nos tornarmos suficientemente pequenos para nos esgueirar pela porta, talvez possamos agora ver o que torna o novo caminho apertado - e ser atraídos por ele. 

Ps: Acho que quando Jesus falou sobre porta estreita não foi no sentido de não caber e sim no sentido de passar despercebida. 

Juliano Fabricio

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações