Os militantes personificam, se bem que frequentemente nem reparem nisso, um modo de pensar que remonta, no mínimo, às antigas esperanças messiânicas de Israel. A capacidade de não considerar como definitiva a realidade atual nasce da confiança de que uma realidade mais perfeita não é só desejável, mas possível. No Israel antigo, essa confiança se adensou em crença numa era messiânica a devir, em que leão e cordeiro se deitavam juntos cristã, essa mesma convicção levou os primeiros seguidores de Jesus a encarar a colossal e, supostamente, eterno império romano, não como realidade irreversível a que tivessem de acomodar-se, mas como um fenômeno destinado à extinção. Nem estavam interessados em ressarcir o sistema, porém em preparar-se para uma realidade superior, prestes a suplantá-lo.

Durante muitos séculos, assumiram os cristãos uma atitude bem passiva com relação ao novo céu e à nova terra a devir. Aconteceria quando Deus estivesse disposto. Mas, a começar com pequenos grupos, durante o período medieval, e culminando na radical Reforma do século XVI, essa atitude paciente sofreu uma mudança fundamental. Foi quando alguns cristãos chegaram à conclusão de que não bastava esperar e rezar pelo advento da nova era, mas cumpria levá-la ativamente a efeito. Resultou essa nova convicção na abortada revolução dos camponeses, no início do século XVI. O fato de subsequentes revoluções ocidentais assumirem muitas vezes feições anticlericais e anticristãs não deveria aduzir-se para turvar as fontes do ímpeto original. A convicção de que às atuais estruturas políticas não se deva atribuir validade definitiva, e que uma nova realidade seja possível, procede, em sua origem, da fé bíblica. Se o Cristianismo se demonstrou tantas vezes contra-revolucionário, no decurso de sua história, denuncia esse fato que ele se desviou drasticamente de suas origens. A tradição utópica radical em política, tão secularizada que se tenha tornado recentemente, é um rebento da religião.

Harvey Cox
em seu livro A Festa dos Foliões via

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações