Não é difícil encontrar gente que, movida por seu coração consumista, tenta fazer de Deus um meio para se enriquecer. Pessoas que são atraídas por um “evangelho” que promete riquezas, que fazem de sua fé uma moeda no mercado religioso, cercando-se de mestres segundo suas próprias cobiças. A estes, só tenho a dizer o seguinte: 

“os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” (I Tm. 6:9,10). 

Meu propósito com este post não é falar do chamado “Evangelho” da Prosperidade. Sobre isso, já há muitas pessoas falando e escrevendo. Não quero falar daqueles que seguem Jesus por dinheiro, saúde, milagres ou por comida. Pretendo abordar aqui um outro aspecto do consumismo. 

Quero falar de um consumismo que nem sempre recebe a devida atenção, mas é tão nocivo quanto à busca por riquezas. Penetra no meio da Igreja de forma sorrateira. Falo daqueles que, em seu discurso, estão em pleno acordo com o conteúdo do Evangelho, mas seus passos não seguem os de Jesus. São consumistas da Palavra, da verdade, da doutrina, da boa teologia. 

O surgimento desse tipo de consumista não é um fenômeno moderno. Já havia muitos deles entre os que ouviam o profeta Ezequiel: 

“Eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois, com a boca, professam muito amor, mas o coração só ambiciona lucro. Eis que tu és para eles como quem canta canções de amor, que tem voz suave e tange bem; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra. Mas, quando vier isto e aí vem, então, saberão que houve no meio deles um profeta”. (Ez. 33:30-33) 

Esse consumista busca a Palavra para alimentar sua sensação de que conhece a verdade, de que tem a razão, de que seu conhecimento doutrinário é o certo. Essa sensação lhe é muito agradável e alimenta um desejo carnal. Trata-se de gente que tem habilidade com as Escrituras, contudo não as experimentam na vida. São pessoas que se iludem ao pensarem que, por saberem da verdade, estão bem alimentados. Na verdade, só nos alimentamos quando praticamos a Palavra – 

“Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (Jo. 4:34) 

A esses consumistas, o salmista também já havia dito: 

“Mas ao ímpio diz Deus:De que te serve repetires os meus preceitos e teres nos lábios a minha aliança, uma vez que aborreces a disciplina e rejeitas as minhas palavras?” (Sl. 50:16,17). 

Ser tolerante com esse tipo de consumo é tão nocivo quanto tolerar o “Evangelho” da prosperidade. Tiago já nos alertava: 

“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”(Tg. 1:22). 

E as palavras de Jesus são claras e não deixam dúvidas quanto ao destino desses consumistas: 

“E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína” (Mt.7:27-28). 


0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (298) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (76) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (42) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (287) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações