Todo relacionamento passa por três fases distintas: idealização, frustração e, por fim, maturidade. Isso vale para amizades, namoro, relacionamento com Deus e... com a Igreja. Quando estamos dando nossos primeiros passos na fé, tudo é perfeito. A Igreja é o paraíso na terra. Mas essa fase de idealização infelizmente passa, e começamos a ver que a Igreja não é tão perfeita assim, pelo menos se apercebem disso aqueles que não estagnam, e seguem um processo de crescimento emocional, espiritual e intelectual normal e saudável. 

Já os que param no tempo dificilmente enfrentam esse tipo de problema, são aqueles que como disse Bertrand Russel: “Preferem morrer a pensar”. Mas à medida que amadurecemos e nos tornamos mais cientes da Santidade de Deus, vemos o quão distante do ideal a Igreja está. E ai bate a frustração. A reação a esse estágio varia de pessoa para pessoa, uns se afastam de Deus, outros mudam de igreja (comprando uma nova ilusão de que encontrarão uma igreja perfeita), e outros... estagnam. Sim, alguns param na fase de idealização, mas outros param na frustração. Vivem de criticar a Igreja e criticar lideres espirituais por eventuais pecados ou desvios doutrinários. Jesus ao fundar a Igreja jamais esperou perfeição. (Ps: nesses casos cabe a denúncia como João Batista fez). 

Perfeição é algo que não veremos nesse mundo. A raça humana é decaída e depravada e isso é válido para você e eu. Da mesma forma que as pessoas que eu critico tem defeitos, eu também tenho – talvez até piores! O que não podemos fazer é estagnar na fase de frustração – quanto tempo eu parei nessa fase! – mas sim, partir para o próximo degrau: a maturidade. É nessa fase que aprendemos aceitar a Igreja e o próximo pela graça, assim como Deus nos aceita com todas nossas imperfeições. É a fase que ao invés de nos isolarmos e cultivarmos a frustração, nós nos envolvemos com nossa Igreja imperfeita para transformá-la. Uma fase em que paramos de pensar no que a Igreja pode fazer por nós, mas o que nós podemos fazer pela Igreja. Uma fase em que derrubamos nossos muros da arrogância e permitimos sermos tratados por pessoas tão pecadoras quanto nós, e ao invés de menosprezar os desvios dos outros, nós fazemos o possível para abrir seus olhos, não com uma atitude de superioridade, mas de forma humilde. 

A fase da maturidade é uma fase que eu estou encontrando agora, aceitar minha Igreja com todas suas imperfeições, sem esquecer que foi essa mesma Igreja imperfeita e cheia de gente imperfeita que tanto me beneficiou outrora. É a fase que ao nos depararmos com o erro nós dizemos: “Eu mudarei essa Igreja, pois tudo é possível àquele que crê!”. É fé na prática! Dietrich Bonhoeffer quando fez 14 anos, surpreendeu a família ao anunciar sua decisão de se tornar ministro do Evangelho e estudar teologia. Seus irmãos e irmãs criticaram essa decisão e disseram que a Igreja era uma instituição “pobre, fraca, monótona e pequeno-burguesa”. A resposta de Bonhoeffer? “Nesse caso, precisarei reformá-la”. 

O que você espera para reformar a sua Igreja? A Igreja precisa de consertos sim, mas esses consertos não serão corrigidos através de cristãos hipócritas e arrogantes que criticam ao invés de agir. A Igreja precisa de uma reforma, não só de credo, mas também de obras. Amadureçam! Ensinem! Preguem! Pratiquem! 

Juliano Fabrício via: despertaibereanos

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações