O provérbio alemão: Deus ajuda o marinheiro em tempo de tempestade, mas o timoneiro tem de estar ao leme.

O provérbio inglês: Deus dá as mãos, mas não constrói pontes.

O provérbio dinamarquês: Deus alimenta os pássaros que mexem as asas.

O provérbio checo: Aquele a quem Deus descobriu o lugar onde se encontra um tesouro, deve tirá-lo sozinho desse lugar.

O provérbio basco: Deus é bom, mas não é tolo.

Joana D’Arc: Esforcemo-nos, Deus vai esforçar-se.

O provérbio brasileiro: Deus ajuda, quem cedo madruga.

Na militância política, a sabedoria popular pode ajudar os crentes a saírem da tolice espiritual, da imaturidade religiosa e da fé ingênua. Não adianta pedir a Deus que mude a realidade torta, injusta, falsa que impera no Brasil. É preciso botar a mão no arado, subir o poste ensebado e tirar a bandeira que as elites hastearam para firmar os próprios benefícios.Todos os segmentos devem se unir agora. É hora de promover ajuntamentos, comícios, mobilizações sem passeata mas com foco.

O nível de insatisfação, indignação e revolta do povo transforma o Brasil em um barril de pólvora.

O que o povo pede? Tudo!

Creio ser legítimo os jovens cobrarem o impossível. Nicolae Steinhardt (1912-1989) , monge ortodoxo romeno, afirmou: Se nos pedem o impossível e nos endeusamos, significa que nos pedem que façamos milagres. De nossa parte, façamos da água comum, vinho nobre; da pobreza da terra, riqueza; dos cardos e das serralhas, pomos e rosas; da mesquinharia, grandeza; da descrença, animação; da indiferençaa, bondade samaritana; da hipocrisia e do legalismo, amor e chama; da taverna, castelo e do bordel, salão. Pelos nossos comportamentos e pelos nossos esforços. Esses milagres nos são acessíveis: pelo poder das palavras e dos atos este mundo pode vestir outras cores e, no aguardo, passa com outras tonalidades.

Não importa por enquanto se ainda não conseguimos propor o que deve mudar, se falta maturidade política nas ruas para desenhar alvos específicos que guiem a nossa agenda ou se o movimento não merece ser chamado de revolucionário. Basta que saibamos, exatamente, o que não toleramos mais – isso sabemos bem. A partir da indignação popular, urge que partidos e políticos entendam o beco sem saída que os desmandos de décadas nos meteram. Nesses becos, história mostra, surgem novos tempos. Mas eles não acontecem sem que lideranças ocupem o vácuo criado pela irresponsabilidade crônica. Agora é inadmissível que a presidenta, governadores, prefeitos, deputados e vereadores se mantenham na mesma omissão de sempre. Deixar os movimentos populares sem comando, a Bíblia ensina: sem profecia – sem profetas – o povo se perde.

A resistência continua, mas ela precisa direcionar-se, saber exatamente os canais que possibilitam mudanças democráticas sob o império das leis. Qualquer outra alternativa será o caos ou a barbárie – e barbárie sempre pede por regimes totalitários.

#vemprarua
#mudabrasil

fonte: site do Ricardo Gondim

0 Comentários - AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentem pelo Facebook

Paninho do AMOR

Click e Confiram D+

Segue ai...

Curta no Facebook

Amigos do Blog

Postagens populares

Twittes

Google+ Followers

Blog que escrevo

Pesquisar este blog

Siga-me por Email

Marcadores

@provérbios (27) #pronto falei (304) #Provocações (283) #Word (55) Administração (58) Amor (296) Arte (270) Atitude (561) Bíblia (99) Boas notícias (118) Contra Cultura (165) cristianismo inteligente (546) Curiosidade (106) Dicas (49) Estudo (83) Familia (74) Fundamentos (313) GRAÇA (140) humor (87) Igreja (144) imagem que vale post (33) Juventude (61) Livros (17) Masculinidade (41) Missão integral (103) modelos (171) Nooma (8) Opinião (313) Oração (38) Polêmica (94) Politica (53) Protesto (138) Questionamentos (492) Recomendo (131) Relacionamento (285) relevante (335) Religião (69) Solidariedade (58) Teologia (169) Videos (386)

Blog Arquivos

Minha lista de blogs

Juliano Fabricio Ferreira. Tecnologia do Blogger.

Visão Mundial - Conheça

Visitantes

Contato:

Juliano Fabricio Ferreira

jucafe2@yahoo.com.br

Uberlândia - MG - 34 99149-5443

Networkedblogs - Siga

Recomendações